Alcobaça candidata-se à rede das Cidades Criativas UNESCO, na área da Gastronomia

28 de abril 2021

A Câmara Municipal de Alcobaça encontra-se a elaborar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no âmbito da Gastronomia, a qual será submetida em junho do corrente ano.

A candidatura irá evidenciar, através da gastronomia, o património e o potencial agro-alimentares de Alcobaça, únicos a nível mundial. Centrada na cidadania e promovendo uma visão sustentável de cidade, esta candidatura pretende revelar, estimular e celebrar a criatividade na vida do concelho, expressa na investigação agrícola, na inovação industrial e na educação inclusiva, sem esquecer a originalidade dos produtos e iguarias confecionadas e consumidas na região.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, em Alcobaça tem vindo a afirmar-se um conjunto de atividades relacionadas com a investigação, a produção e transformação de produtos alimentares que se tornaram referência regional e nacional. Inspiradas na valorização dos produtos endógenos e na procura da integração da herança dos saberes e práticas da tradição popular, as instituições e empresas do concelho ligadas à gastronomia criaram um verdadeiro domínio criativo que por sua vez serviu de motor para um importante leque de produções artesanais e industriais auxiliares da mesa e da confeção e conservação dos produtos, que vão desde a olaria, a faiança e o vidro, passando pelo têxtil (tecelagem e estamparia), a cutelaria e o processamento conserveiro.”

O dossier de candidatura está a ser concebido em parceria com o IPL – Instituto Politécnico de Leiria: os investigadores desta instituição de ensino superior contribuirão, com a sua dedicação, know-how e visão de longo prazo, para o sucesso desta ambiciosa candidatura e conquista por Alcobaça deste prestigioso título.

A força desta candidatura é diretamente proporcional ao grau de envolvimento da comunidade, dos empresários e das forças políticas. Acreditamos claramente que Alcobaça merece constar nesta distinta e exigente rede de cidades criativas da UNESCO quer pelo seu património ancestral, quer pelo seu potencial futuro. A participação da população nesta candidatura é, portanto, de extrema importância.

No sentido de percecionar, de forma concreta, o posicionamento dos munícipes relativamente a este setor-charneira do concelho de Alcobaça e recolher todos os contributos, ideias e perspetivas sobre o tema, a Câmara Municipal de Alcobaça e o IPL – Instituto Politécnico de Leiria convidam toda a população para uma sessão participativa a realizar online (através da plataforma ZOOM):

Data - 11 de maio

Hora - 18h30

Duração - 1h30 horas

LINK – https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZAsdOyvrz0oG9f2FR-BsKmVK3PrEnULaq9J