Site Autárquico de Alcobaça

7 Maravilhas da Cultura Popular® registaram 504 candidaturas

Notícias

08 de maio 2020

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal® recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal.

Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471, incluindo a Padeira de Aljubarrota na categoria de Lendas e Mitos, como já tinha sido noticiado em abril passado.

 

---------------------------

 

A Padeira de Aljubarrota

Brites de Almeida, conhecida por Padeira de Aljubarrota, cujo nome se associa de imediato à Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, é considerada uma figura lendária Portuguesa. Durante a Batalha de Aljubarrota, após a derrota dos Castelhanos que se punham em fuga, Brites juntou-se ao povo que os perseguia, tomando o comando de um dos grupos de homens. Segundo a lenda, ao cair da noite, voltando a casa, matou, com a sua pá, sete castelhanos que encontrou escondidos dentro do seu forno.

A vitória de Portugal na Batalha de Aljubarrota simboliza o momento da afirmação definitiva da nacionalidade Portuguesa. A Padeira representa a história, a lenda, o símbolo e a memória de um passado longínquo que marcou o futuro de Portugal.

 

----------------------------

Os 140 finalistas regionais serão apresentados a 7 de junho na RTP1

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de Junho, num programa em direto na RTP1, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nessa fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais. Nessa altura serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por covid-19.

Apesar da atual contingência, segundo a organização a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® representa uma "grande oportunidade, e como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa Identidade Nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

 

Descarregar aqui o Comunicado: Word e PDF.

Descarregue aqui a Lista de Patrimónios Nomeados: Word e PDF.

Contactos

Newsletter