Site Autárquico de Alcobaça

Prémio Internacional Books & Movies

Prémio Internacional Books & Movies

 

 

Desde a 1ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, em 2014, foi criado o Prémio Internacional Books & Movies por forma a premiar e estimular a criação artística, nomeadamente a arte literária e a arte-vídeo. Sob tema "Dê Lugar ao Amor", sentimento universal que ocorre em todos os lugares, o prémio, no valor de 5000€, é concedido anualmente:

  • nos anos ímpares - literatura de viagens, concretizada na produção de roteiro escrito;
  • nos anos pares - roteiro filmado de viagens, concretizado na produção de vídeo, designadamente curta-metragem, animação, documentário e videoarte.

 

 

 

:::::::::::::

 


9ª EDIÇÃO

PRÉMIO INTERNACIONAL BOOKS & MOVIES – MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA | 2022

MODALIDADE: ROTEIRO FILMADO DE VIAGENS

 

Informações gerais para os participantes/candidatos:

  • Modalidade a concurso: Roteiro Filmado de Viagens
  • Tema: “Dê lugar ao Amor” (sentimento universal que ocorre em todos os lugares)
  • Prémio: 5000€
  • Participação gratuita podendo apresentar candidaturas ao prémio quaisquer participantes, maiores de 18 anos, independentemente da sua nacionalidade;
  • Prazo de entrega dos trabalhos: 30 de junho de 2022
  • A obra deverá ser original e inédita
  • As candidaturas, sob pseudónimo, deverão ser entregues na Secção Administrativa e de Modernização da Câmara Municipal de Alcobaça ou enviadas por correio registado para “Câmara Municipal de Alcobaça – ‘Prémio Internacional Books & Movies – Município de Alcobaça’ - Praça João de Deus Ramos – 2461-501 Alcobaça”
  • Todos os requisitos / informações estão disponíveis no regulamento Aqui
  • Dúvidas / esclarecimentos: através do e-mail: secretariado.cultura@cm-alcobaca.pt
  • Entidade organizadora: Câmara Municipal de Alcobaça

 

O prémio do vencedor(a) da 9ª edição será entregue na 8ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (entre 15 a 23 de outubro).

 

 

 

:::::::::::::

 

 

Lista de vencedores dos últimos anos

 

2014

Por decisão do júri, o prémio não foi atribuído.

 

2015

O Prémio foi atribuído ao trabalho “Correio Aéreo – Correspondência entre duas cidades-amantes”, da autoria de Helena Marina, que assinou o texto com o pseudónimo Francisca Noválio.

Roteiro escrito de viagens

 

2016

Os alcobacenses Rita Pimenta e Gonçalo Tarquínio foram os vencedores da edição de 2016 com o trabalho “José (Au) Vento” e assinaram com os pseudónimos Maria Rita Lavadeira e Eduardo Aguiar.

Roteiro vídeo

 

2017

O beneditense António Catarino venceu a edição de 2017 com o trabalho “Panteão”, assinando com o pseudónimo Felisberto Andrade.

Roteiro de Viagens Escrito

 

2018

Neste ano o trabalho vencedor foi o documentário: “Terras de Cister – Um legado para o futuro” realizado pelo alcobacense Filipe Miguel de Moura, com o pseudónimo Miguel Reys.

Roteiro Vídeo / Documentário

 

2019

O fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge venceu com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água.

Roteiro de Viagem Escrito

 

2020

Por decisão do júri, o prémio não foi atribuído.

 

2021

“Volta ao Mundo. Viagem Musical”, escrita pelo alcobacense João Oliveira, especialista em linguística, sob o pseudónimo Marco Battuta.

Roteiro de Viagem Escrito

Contactos

Newsletter