Fogo Bacteriano - Sessão de Esclarecimento em Coz

07 de novembro 2023

No próximo dia 28 de novembro, terá lugar na Associação Desportiva e Cultural de Coz, pelas 18h00, uma nova sessão de esclarecimento sobre o Fogo Bacteriano.

O fogo bacteriano é uma doença causada pela bactéria Erwinia amylovora que afeta uma grande variedade de espécies agrícolas da família das Rosáceas. Tem como principais hospedeiros agrícolas, em Portugal, as pereiras e as macieiras. A pereira ‘Rocha’ mostra-se particularmente suscetível, tendo a doença vindo a causar elevadas perdas económicas decorrentes do impacto na produção, com potencial destruição das árvores e pomares gravemente afetados ou daqueles em que a gestão da doença é realizada de forma menos eficiente. O concelho de Alcobaça tem sido muito afetado por esta doença, pelo que o Município considerou importante promover algumas sessões de informação e sensibilização junto dos agricultores e proprietários, com o objetivo de se aplicarem as boas práticas agrícolas e fitossanitárias no controlo da doença.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE FOGO BACTERIANO

Data: 28 de novembro

Horário: 18h00

Local: Associação Desportiva e Cultural de Coz, União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes

18h00: Sessão de Abertura

Álvaro Santo, Presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes

Paulo Mateus, Vereador do Pelouro da Agricultura do Município de Alcobaça

Filipe Ribeiro, Presidente da ANP

18h30: “O que devemos saber para minimizar o impacto do Fogo Bacteriano nas Rosáceas”, Rui de Sousa INIAV I.P. - ENFVN

18h50: “Plataforma de queimas e queimadas e boas práticas no uso do fogo”, Nuno Gonçalves - ICNF, I.P.

19h10: “Enquadramento Legal”, Paulo Monteiro - Delegado Regional do Oeste DRAPLVT

19h30: Testemunho: Nuno Franco - Frubaça - Cooperativa de Hortofruticultores, C.R.L.

19h50: Debate