Notícias

O Dia Mundial da Segurança Alimentar é celebrado anualmente a 7 de junho com o objetivo de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar. Este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) é “Normas alimentares, salvam vidas”.
Promover a segurança alimentar faz a diferença. Graças aos esforços dedicados de várias entidades políticas, autoridades de segurança alimentar, agricultores, operadores de empresas de alimentos, cozinheiros, cientistas, professores, estudantes e consumidores, a consciencialização sobre a segurança alimentar está a aumentar.
O Dia Mundial da Segurança Alimentar é uma boa oportunidade para relembrar o papel ativo que todos podemos ter na prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
Serão realizadas, em escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, sessões de esclarecimento com o tema “Cinco chaves que salvam vidas”, sobre o que podemos fazer para consumirmos alimentos mais seguros. As sessões decorrerão no dia 7 de junho e visam ensinar as crianças sobre a importância das boas práticas de manipulação de alimentos. As sessões terão a colaboração da SUMOL+COMPAL (Laboratório de Microbiologia) que gentilmente cedeu algumas placas para mostrar às crianças determinados microrganismos que se podem desenvolver nos alimentos, se não fizermos uso das 5 chaves.
A notícia sobre o evento está publicada no website da FAO:
https://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/news-and-events/news-details/en/c/1640924/
