Site Autárquico de Alcobaça

ECO SPOT® sensibiliza colónias e banhistas nas praias de Alcobaça

ECO SPOT® sensibiliza colónias e banhistas nas praias de Alcobaça

Notícias

29 de junho 2017

Sensibilizar as colónias balneares e os banhistas para as consequências nefastas do incorreto acondicionamento dos resíduos nas zonas balneares é o principal objetivo da ação de sensibilização ECO SPOT®, que será desenvolvida, em parceria com a SUMA, de 3 a 5 de julho, nas praias do concelho com bandeira azul.

Constituída por um pequeno auditório, instalado no areal, conta a “História do Lixo” na sua idiossincrasia social, enquanto conceito mutável que caminha tendencialmente para a conquista da categoria de material residual, aspeto que é trabalhado simultaneamente em abordagens de contacto pró-ativo diversas e em materiais de sensibilização adicionais, como almofadões.

Com mensagens e dados quantitativos que alertam para a importância do acondicionamento e deposição dos resíduos, a fim de prevenir perigos de contaminação e poluição ambientais, a campanha foca-se na sensibilização para a tomada de consciência da relação causa-efeito entre o comportamento adotado na gestão individual dos resíduos e a qualidade da água balnear e de vida de diversas espécies marinhas.

Paralelamente, serão instalados cinzeiros públicos de praia, que incluirão um registo de votação como fator de incentivo à correta deposição das beatas nestas estruturas, dando assim enfoque à prevenção desta tipologia de resíduo altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais.  

A ação decorrerá nas praias de São Martinho do Porto, nos dias 3 e 5 de julho e na praia das Paredes da Vitória, no dia 4 de julho, e será desenvolvida, através de contacto pró-ativo, junto de colónias balneares e público em geral. Suporte de sensibilização utilitário será entregue a cada participante, neste caso, bolsas térmicas, de forma a propagar a mensagem de adoção de uma atitude pró-ativa0020muito para além do momento de contacto.

Contactos

Newsletter