Site Autárquico de Alcobaça

Serviços Municipalizados de Alcobaça apresentam projetos financiados para gestão de perdas de água e levantamento das infraestruturas

Notícias

18 de abril 2023

Os Serviços Municipalizados de Alcobaça apresentaram ontem, 17 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dois projetos cofinanciados que permitem um maior conhecimento das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água do concelho, assim como, uma melhor gestão das perdas de água e de energia.
 
Com um orçamento global de cerca de 270.930,00 euros (comparticipados em 231.043,54 euros pelo POSEUR), o "Cadastro das Infraestruturas de Abastecimentos de Água (AA) e Saneamento de Águas Residuais (SAR) em Baixa" é uma ferramenta em permanente utilização que se traduz no levantamento da rede condutas, adutores, estações elevatórias e todo o tipo de estruturas existentes no concelho de Alcobaça. Sempre que um técnico dos SMA se desloca ao terreno pode atualizar em tempo real este cadastro com novas condutas e contadores.
 
No âmbito do projeto "Redução de Perdas e Energia - Implementação de Zonas de Medição e Controlo" (orçado em cerca de 579.898,80 euros dos quais 386.762,13 euros são comparticipados pelo POSEUR), foram distribuídos por todo o concelho cerca de 52 equipamentos de gestão remota e que transmitem, em tempo real, dados relevantes sobre a pressão dos caudais de água, assim como, a ocorrência de perdas. Em matéria de desperdício de água, Alcobaça é dos concelhos a nível nacional com menor registo de incidências, com uma taxa de cerca de 18% de perdas a partir da rede de distribuição. Estas pequenas estações de telegestão permitem mitigar ainda mais esse desperdício.
 
Os projetos foram apresentados aos presidentes de junta, com quem a Câmara Municipal de Alcobaça e os Serviços Municipalizados irão trabalhar para encontrar soluções eficazes de partilha de toda esta informação, recorrendo a plataformas georreferenciadas. "Pretendemos que as juntas de freguesia tenham acesso a esta informação pois são quem melhor conhece o nosso território. Para que estas ferramentas sejam atualizadas e complementadas, é preciso que todos trabalhemos em rede e em parceria", sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

 

Contactos

Newsletter