Notícias
Nos dias 7 e 8 de março, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima dinamizou uma ação de formação sobre Violência contra pessoas idosas e prestação de cuidados, no âmbito do projeto Portugal Mais Velho - Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide para técnicos das IPSS do concelho, que decorreu no auditório municipal da Escola Adães Bermudes.
Numa parceria com o Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica, do Município de Alcobaça, este projeto dinamizado pela APAV e pela Fundação Calouste Gulbenkian - Portugal Mais Velho, teve como objetivos formar os que prestam cuidados a pessoas idosas e mobilizar para a implementação de políticas públicas na área do envelhecimento.
Um trabalho que ajuda a conhecer o fenómeno da violência contra pessoas idosas, a sua possível relação com a prestação de cuidados e, acima de tudo, aprender a identificar fatores de risco, bem como estratégias de prevenção dos mesmos.
"O Município está muito atento às suas gentes e, neste caso à sua população mais idosa. Esta formação, em Alcobaça, visa capacitar os nossos técnicos das IPSS com a aprendizagem e discussão de novas técnicas, para que tenham os melhores cuidados, seja cultivado o seu bem estar e a sua felicidade.", afirma o Presidente da autarquia, Hermínio Rodrigues.