Site Autárquico de Alcobaça

FEIRA DE SÃO BERNARDO | PROGRAMA | ENTRADA GRATUITA

FEIRA DE SÃO BERNARDO | PROGRAMA | ENTRADA GRATUITA

Notícias

30 de julho 2016

 

MOSTRA DE CERÂMICA DE ALCOBAÇA | EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS RESTAURANTE DO “MALHADO DE ALCOBAÇA” | DIVERTIMENTOS | CARROSSÉIS | ALCOBAÇA EQUESTRE CICLISMO | MINI KARTS | APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVROS | SESSÕES DE FORMAÇÃO | ANIMAÇÃO COM GRUPOS DO CONCELHO

 

 

ENTRADA GRATUITA

 

No dia 20 de agosto celebra-se 863 anos da morte de São Bernardo, a figura maior da Ordem de Cister. Para celebrar esta data, temos a tradicional Feira de São Bernardo, a maior festa do concelho de Alcobaça, que está prestes a chegar. O cartaz musical traz a Alcobaça grandes nomes do panorama musical português:  António Zambujo, José Cid, Herman José e Agir.  

Do programa da Feira de São Bernardo, que tem entrada livre, destacamos o seguinte:     

 

PALCO PRINCIPAL  

A popularidade de António Zambujo subiu em flecha com a edição do seu quinto álbum “Quinto” (2012) onde despontaram clássicos instantâneos da música portuguesa como “Lambreta”. A fusão inovadora e harmoniosa entre o fado e outras linguagens musicais tornaram-se uma receita de grande sucesso e consagração popular. António Zambujo é a primeira grande atuação da Feira de São Bernardo, a 20 de agosto pelas 22h00.  

No dia seguinte, 21 de agosto, sobe ao palco aquele que é considerado um dos maiores nomes da música popular portuguesa de sempre. José Cid dispensa qualquer tipo de introdução tal é a dimensão da sua figura e da sua carreira. Na Feira de São Bernardo não irão faltar alguns dos seus maiores temas de sempre como “Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye”, “Como o macaco gosta de banana” ou “A pouco e pouco (favas com chouriço)”. A não perder, com início também pelas 22h00.  

Outra grande figura do entretenimento português virá a Alcobaça na Feira de São Bernardo. Considerado o maior humorista português de sempre, Herman José traz às festas da cidade o seu espetáculo de stand up com música e o humor divertido e mordaz que fez história nos últimos 40 anos. O espetáculo de Herman José tem início marcado para as 22h00 de 22 de agosto.  

No último dia, a 23 de agosto, o rapper Agir faz a sua estreia em Alcobaça para um dos concertos mais aguardados na região. Agir é o nome artístico de Bernardo Costa que se tornou conhecido por temas como “Parte-me o Pescoço”. Em 2015 venceu o prémio Best Portuguese Act atribuído pela MTV o que veio consolidar a sua meteórica ascensão. Agir vem animar o palco principal da Feira de São Bernardo a partir das 22h00.      

 

PALCO 2  

Uma das grandes novidades deste ano é a criação de um segundo palco que será preenchido, durante os quatro dias do evento, por atuações grupos culturais locais (ranchos folclóricos, fanfarras, orquestras e outros artistas) e um convidado muito especial oriundo de terras alentejanas: o Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde. A formação traz à Feira de São Bernardo o Cante Alentejano, eleito, em 2014, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.       

 

MOSTRA DE CERÂMICA DE ALCOBAÇA  

Destaque também para a Mostra de Cerâmica de Alcobaça, um espaço dedicado à cerâmica decorativa que é um dos setores industriais mais emblemáticos do concelho, onde cada empresa apresentará as suas melhores coleções. Estando já confirmadas, até ao momento, as presenças de: Arfai Ceramics Portugal, Jomazé, Cerâmicas S. Bernardo, Cerâmica António Rosa, Sporvil e Ceriart / Destinos. Uma indústria que atualmente têm uma grande vocação exportadora, baseando o seu êxito na criatividade, diferenciação, qualidade e design.

Nesta Mostra de Cerâmica de Alcobaça haverá ainda espaço para a museologia e a história da cerâmica concretizadas pelo Museu Raul da Bernarda e pelo Museu da Cerâmica de Alcobaça. Está também prevista a instalação de uma peça de arte numa área de 9 metros quadrados, especificamente criada por artistas plásticos da região.

Em paralelo decorre a Mostra de Cerâmica Criativa Contemporânea com a presença de 16 ceramistas. O espaço conta ainda com a representação das associações empresariais da região ACSIA e NERLEI.    

 

CIRCUITO DE CICLISMO  

Nesta grande festa do concelho de Alcobaça não poderia faltar o ciclismo: a 25ª edição do Circuito de Ciclismo de S. Bernardo, terá lugar no feriado municipal do dia 20 de agosto, pelas 16h00. Este evento Desportivo é considerado o melhor circuito do pós-Volta a Portugal em Bicicleta e tal como nas edições anteriores, contará com a presença de todas as equipas do pelotão nacional de Elites e Sub23 que disputam a Volta a Portugal em Bicicleta.

 

MALHADO DE ALCOBAÇA  

Também haverá um espaço de promoção dedicado ao porco Malhado de Alcobaça, onde se destaca o restaurante com imensas iguarias desta raça autóctone de Alcobaça. À venda na Feira de São Bernardo estará o livro infantil “O Porquinho Malhado” recentemente editado pela Câmara Municipal de Alcobaça e da autoria da Vereadora da Cultura, Inês Silva. O livro procura sensibilizar os mais novos para a existência e a importância do Malhado de Alcobaça, uma das marcas identitárias do concelho.      

 

ESPAÇO DEDICADO AOS LIVROS E À LEITURA  

No anfiteatro do MercoAlcobaça, poderá assistir a lançamentos de livros, leitura animada, encontro de escritores, entre outras iniciativas.      

 

E AINDA…  

Haverá ainda a tradicional exposição de atividades económicas, divertimentos, atividades equestres, mini karts, sessões de degustação do Malhado de Alcobaça e ações de formação diversas.  

São vários motivos para não faltar à mais uma edição da centenária Feira de São Bernardo, a grande festa do concelho!

 

 

FEIRA DE SÃO BERNARDO – FESTAS DA CIDADE 

| ALCOBAÇA – 2O A 23 DE AGOSTO DE 2016 |

 

 

 

ANIMAÇÃO

 

20 de agosto – sábado (feriado municipal)

 

14h00 – Desfile de Grupos Culturais e Desportivos do Concelho, Cavaleiros, Amazonas e Atrelagens - início frente ao Mosteiro de Alcobaça

15h00 – Inauguração da Feira de São Bernardo 2016

15h00 – Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça – palco 2

16h00 – Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto – palco 2

17h00 – Grupo Regional de Folclore da Benedita – palco 2

18h00 – Rancho Folclórico do Acipreste – palco 2

20h00 – Banda da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacela – palco 2

21h00 – Orquestra de Alpedriz – palco 2

22h00 – Concerto com António Zambujo – palco principal

01h00 – Encerramento

 

21 de agosto – domingo

15h00 – Reabertura

17h00 – Cante Alentejano – Grupo Coral “Os Ganhões” – palco 2

20h00 –Orquestra Ligeira Juvenil do Bárrio

21h00 – Rancho Folclórico do Vimeiro – palco 2

22h00 – Concerto com José Cid – palco principal

01h00 – Encerramento

 

22 de agosto – segunda

15h00 – Reabertura

20h00 – Grupo Regional de Folclore da Benedita

21h00 – Orquestra Juvenil da Cela – palco 2

22h00 – Concerto com Herman José – palco principal

01h00 – Encerramento

 

23 de agosto – terça

15h00 – Reabertura

20h00 – Encontro de Gerações, Música Popular Portuguesa, Associação Terra Mãe

21h00 – Grupo de Cavaquinhos “Os Farra” – palco 2

22h00 – Concerto com AGIR – palco principal

01h00 – Encerramento

 

 

ATIVIDADES DESPORTIVAS

20 agosto - sábado

16h00 - Circuito de Ciclismo de S. Bernardo

Nas ruas de Alcobaça

 

20 a 23 de agosto

Mini-Karts

Horário: Sábado e Domingo (20 e 21 de agosto): 15h00-19h00 e 20h00-24h00 // Segunda e terça-feira (22 e 23 de agosto): 20h00-24h00

No recinto da Feira de São Bernardo

 

21 de agosto - domingo

16h – Ginásio Clube Alcobaça – Caldas Sport Clube

1º jornada do Campeonato da Liga PRIO

Estádio Municipal de Alcobaça

 

 

LEITURA ANIMADA / APRESENTAÇÃO DE LIVROS / DEGUSTAÇÃO / FORMAÇÃO

Local: Anfiteatro do MercoAlcobaça

 

 

20 de agosto - sábado

16h00 – Apresentação do livro “Joana , a princesa de Portugal” por Vanda Marques

17h30 – Lançamento do livro “A Alcobaça de Domingos Alvão”, organização e estudo por Rui Rasquilho e António Maduro

19h00 – Apresentação e degustação  do “Malhado de Alcobaça”, pela Associação de Agricultores da Região de Alcobaça

 

21 de agosto - domingo

16h00 – À conversa com o escritor Nuno Valente

19h00 – Sessão Suporte Básico de Vida – Bombeiros Voluntários  de Alcobaça

 

22 de Agosto - segunda-feira

18h00 – Leitura animada do livro “O Porquinho Malhado”, com a presença da autora, Inês Silva

19h00 – Sessão Suporte Básico de Vida – Bombeiros Voluntários  de Alcobaça

 

23 de Agosto - terça-feira

19h00 – 36ª sessão dos Amigos das Letras

 

 

EXPOSIÇÃO “CERÂMICA DE ALCOBAÇA”

A Mostra de Cerâmica de Alcobaça é um espaço dedicado à cerâmica decorativa do concelho de Alcobaça. Empresas: Arfai IGM, Jomazé, Cerâmicas S. Bernardo, Cerâmica António Rosa, Sporvil e Ceriart / Destinos.

Nesta Mostra de Cerâmica de Alcobaça haverá ainda espaço para a museologia e história da cerâmica concretizado pelo Museu Raul da Bernarda e pelo Museu da Cerâmica de Alcobaça “Maria do Céu e Luis Pereira de Sampaio”.

Em paralelo decorre a Mostra de Cerâmica Criativa Contemporânea com a presença de 16 ceramistas.

 

ALCOBAÇA EQUESTRE  

 

 

20 de agosto - sábado

10h00 – Passeio Equestre

14h00 – Início do Desfile de Cavaleiros, Amazonas e Atrelagens em frente ao Mosteiro de Alcobaça (Obrigatório cavaleiros devidamente trajados (à portuguesa, inglesa ou espanhola))

16h00 – Gincana Equestre

18h00 – Concurso de Sela à Portuguesa e Sela à Inglesa

20h00 – Concurso de Modelos e Andamentos | Apresentação de Poldros(as) de 1, 2 e 3 anos, Éguas afilhadas, Cavalos de 4 e mais anos montados

23h30 – Grandiosa Vacada com Mesa da Valentia (Picadeiro Principal)

00h00 – Aire Flamenco na Tenda da Associação Hípica

 

21 de agosto - domingo

10h00 – Saltos de Obstáculos

10h00 – Gincana (Vara no Chão)

11h00 – 60 cm (Prova de Escolas)

15h00 – 80 cm

16h00 – 1 m

17h00 – 1,10 m

20h00 – Prova de Equitação de Trabalho (Ensino) (4ª Jornada do Campeonato Regional Centro)

23h00 – Espetáculo Alcobaça Equestre 2016 (Picadeiro Principal)

23h30 – Sevilhanas na Tenda da Associação Hípica

00h00 – Vacada

 

22 de agosto - segunda-feira

18h00 – Abordagem ao Cavalo

(Centro Hípico “Granja Abbatiale“)

20h00 – Prova de Equitação de Trabalho (Maneabilidade)

(4ª Jornada do Campeonato Regional Centro)

22h00 – Prova de Equitação de Trabalho (Velocidade)

(4ª Jornada do Campeonato Regional Centro)

23h00 – Prova da Vaca

 

23 de Agosto - terça-feira

18h00 – Abordagem ao Cavalo

(Quinta de S. Jorge)

20h00 – Demonstração de Ensino

21h00 – Apresentação de Dressage - Cavaleiro Internacional Filipe Canelas Pinto

23h00 – Sevilhanas na Tenda da Associação Hípica

00h00 – Encerramento XVII Alcobaça Equestre

 

 

EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS DE QUINTA

Éguas Afilhadas

Porcos “Malhado de Alcobaça”

Ovelhas Saloias

Cabras Serranas

 

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

www.cm-alcobaca.pt

Contactos

Newsletter