Site Autárquico de Alcobaça

Alcobaça reforça geminação com o Município de Belchatow

Alcobaça reforça geminação com o Município de Belchatow

Notícias

29 de junho 2016

No passado fim-de-semana de 25 e 26 e junho, uma delegação da Câmara Municipal de Alcobaça deslocou-se ao Município de Belchatow, na Polónia, com a perspetiva de estreitar e reforçar os laços de geminação que unem as duas localidades desde 2009.

No âmbito desta visita a Vereadora da Cultura Inês Silva propôs à autarca anfitriã, Mariola Czechowska, a realização de um projeto educativo comum através de um intercâmbio de jovens: “as boas relações entre Alcobaça e Belchatow permitem o desenvolvimento de inúmeras parcerias e iniciativas comuns que deixam a semente de um futuro marcado pelo entendimento e cooperação entre os povos. Este desafio que deixámos à presidente de Câmara Mariola Czechowska permite não apenas reforçar os laços de amizade entre os jovens estudantes de ambas as localidades mas também incutir nas gerações futuras um sentimento de coesão em torno da comunidade europeia. Este projeto educativo seria o nosso contributo para construir essa realidade”.

Esta visita à Polónia ocorreu no âmbito da celebração da 37 edição das festas da cidade (XXXVIIth Bełchatów Days) e que contou a participação de várias delegações, nomeadamente, Aubergenville (França), Csongrád (Hungria), Dĕčin (República Checa), Myślenice (Polónia), Nowograd Wołyński (Ucrânia), Pardubice (República Checa), Považská Bystrica (Eslováquia), Sovieck (Rússia) e Tauragė (Lituânia).

Recorde-se que o Município de Alcobaça esteve recentemente em Aubergenville (cuja geminação celebra 20 anos em 2017) igualmente na perspetiva de estreitar os laços que une as autarquias desde 1997.

Contactos

Newsletter