Site Autárquico de Alcobaça

14 nov // Comemoração do Dia Mundial da Diabetes

Notícias

11 de novembro 2022

Comemora-se no próximo dia 14 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes.

Compreender a Diabetes é o primeiro passo para a sua prevenção. Estima-se que cerca de 537 milhões de pessoas em todo o Mundo vivem com Diabetes sendo de prever que o número ascenda aos 643 milhões até 2030. Trata-se, portanto, de uma das mais significativas comorbilidades com impacto nas vidas das pessoas, famílias e sociedades. 

A Diabetes atinge 3 em cada 4 adultos nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento; foi responsável por 6,7 milhões de óbitos em 2021; contribui com um crescimento assinalável na despesa nos sistemas de saúde em todo o Mundo. O seu impacto negativo na vida das pessoas prejudica as aspirações de educação e de emprego, afetando as comunidades agravando as dificuldades económicas dos agregados familiares. 

 A adoção de comportamentos saudáveis e o seu diagnóstico precoce são cruciais para o seu controlo. Nessa medida, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, em parceria com o Centro Hospitalar do Oeste, EPE e as Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Alcobaça, Óbidos, Bombarral, Peniche, Nazaré, vai assinalar o dia com atividades abertas ao público para a consciencialização da importância do tema e para a adoção de estilos de vida saudáveis. 

  

 

Programa: 

 

09h00

USF Pinhal de Rei – Caminhada para a Saúde – Piscinas Municipais de Pataias 

 

10h00

UCC Bombarral / Peniche – Educar para a Prevenção – Escola Secundária de Peniche 

USF Pinhal de Rei – “Palavras Doces para reduzir a Doçura” – Piscinas Municipais de Pataias

UCC Caldas / Óbidos – Atividades na Escola – Agrupamento de Escolas D. João II, Óbidos

 

15h00

ACES Oeste Norte, CHO, EPE, CMCR – “No Dia Mundial da Diabetes venha ao Parque D. Carlos I” – Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha

 

18h00

USF Pedro e Inês, UCC Alcobaça / Nazaré – “Educação sobre Diabetes” – Auditório Adães Bermudes, Alcobaça

  

 

Documentos para Download

Contactos

Newsletter