Município adere e coordena projetos Eco-Escola

06 de julho 2022

Para o ano letivo 2021-2022, o Município de Alcobaça assumiu o desafio de coordenação de dois projetos dirigidos às Eco-Escolas com o objetivo de serem trabalhados junto da comunidade educativa as temáticas da preservação do património ambiental através da arte urbana e da expressão plástica.

"Muros com Vida" e "O Mar começa Aqui" são iniciativas promovidas pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa (entidade responsável pelo programa Eco-Escolas) as quais foram implementadas e coordenadas localmente pela Câmara Municipal, a nível de logística e articulação com as escolas. O Município também forneceu os materiais necessários à implementação do projeto.

"O programa Eco-Escola trabalha diversas vertentes da sensibilização ambiental as quais as nossas Eco-Escolas têm adotado com bastante sucesso. O projeto representa uma motivição suplementar para as diferentes comunidades educativas no sentido da formação de gerações ambientalmente responsáveis", explica o Vereador Paulo Mateus.

Saiba mais sobre os projetos.

Muros com Vida
O Projeto “Muros com Vida” é lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
O município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
Neste projeto inscreveram-se 3 eco-escolas EB2 da Benedita, Centro Escolar de Alcobaça e EB de Turquel.

O Mar começa aqui
Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.
As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.
Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
É neste contexto que a ABAE lança o desafio “O mar começa aqui” a todas as autarquias do país.
Neste projeto inscreveram-se 7 eco-escolas EB2 da Benedita, Centro Escolar de Alcobaça, Escola Básica e Secundário de São Martinho do Porto, EB2,3 Frei Estevão Martins, EB de Carvalhal de Aljubarrota, Centro Escolar da Benedita e o Centro Social e Paroquial do Bárrio.