Rede da Cátedra Unesco reunida no Mosteiro de Alcobaça

13 de maio 2022

Decorreu hoje, no Mosteiro de Alcobaça, uma sessão da Rede da Cátedra Unesco, integrada no ciclo de conferências e atividades da Unidade Curricular de Gestão Turística de Sítios Classificados como Património Mundial, no âmbito do Mestrado em Turismo, Território e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva, deu as boas-vindas aos alunos, professores e investigadores presentes, bem como à subdiretora-Geral do Património Cultural, à Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, ao Gestor UC da Rede Cátedra da UNESCO e à diretora do Mosteiro de Alcobaça.

"O nosso município aposta cada vez mais na cooperação académica (investigação e experimentação) com os stakeholders da região, o que se traduz em oportunidades para estágios com ligação ao mercado de trabalho, assentes nos pilares fundamentais da cultura, território e inovação", afirmou a autarca.

A sessão integra-se no ciclo de conferências e atividades da Unidade Curricular de Gestão Turística de Sítios Classificados como Património Mundial, parte integrante do Mestrado em Turismo, Território e Património, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este Mestrado está associado à Cátedra UNESCO/Unitwin de Cultura, Turismo e Desenvolvimento, com sede na Universidade de Paris 1, Sorbonne-Phantéon, sob a coordenação de Maria Gravari-Barbas. Esta Cátedra constitui-se numa rede de mais de 30 universidades africanas, americanas, asiáticas e europeias, onde se incluí a Universidade de Coimbra, e mantém uma atividade regular de formação, divulgação e avaliação, sempre em estreita ligação com as orientações da UNESCO em termos de educação, ciências, cultura, comunicação e informação, contando-se estarem presentes cerca de 31 mestrandos e 5 docentes.

Este Ciclo de Conferências, que decorre há já 8 anos, tem possibilitado o contacto direto entre os mestrandos e os gestores, coordenadores ou responsáveis pelos Patrimónios reconhecidos pela Unesco, especialmente os Bens incluídos na Lista Representativa do Património Mundial, assim como aqueles que se encontram na Lista Indicativa da Comissão Nacional da UNESCO, em Portugal. Também os Geoparques Mundiais da UNESCO e as Cidades Criativas são alvo da atenção deste ciclo de conferências, tal como o Património Cultural Imaterial que, em Portugal, mereceu o reconhecimento da UNESCO.