Mercado do Século XIX traz de volta as antigas feiras e romarias na envolvente ao Mosteiro de Alcobaça

16 de maio 2022

A zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça é o palco da Recriação do Mercado do século XIX. No fim-de-semana de 21 e 22 de maio, Alcobaça tem a oportunidade de assistir a recriações de vivências passadas, danças, cantares e bailes de outros tempos, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.

Elementos dos ranchos de Alcobaça, vestidos a rigor, recriarão o ambiente do Mercado do séc. XIX que tinha lugar junto ao Mosteiro. Nessa época, os agricultores e os artesãos, das diversas freguesias do Concelho, vinham à Vila regularmente vender os seus produtos: pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros.

"Este é um dos eventos mais característicos da programação cultural municipal que desperta sempre muita curiosidade junto dos nossos locais e visitantes. Um verdadeira viagem às memórias dos nossos antepassados que recordam com saudade as cores, o movimento e a vida intensa que se testemunhava na  envolvente do Mosteiro de Alcobaça. Reavivar esta memória é o principal objetivo da iniciativa Palco no Rossio", reforça o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

MERCADO DO SÉCULO XIX
21 e 22 maio

FRENTE AO MOSTEIRO
PRAÇA 25 DE ABRIL
Sábado: 15h00 às 20h30
Domingo: 14h00 às 20h30
Palco no Rossio

///////////////////////////

“Palco no Rossio” é uma iniciativa que durante os próximos meses levará à Praça do Mosteiro vários nomes das Artes do Espetáculo. Depois das atividades do Natal, o Rossio será agora o palco para o teatro, folclore, gastronomia e música, numa iniciativa de valorização daquela que é a praça central do concelho.

Program completo AQUI.

///////////////////////////