Alcobaça participa pela 7ª vez na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

23 de novembro 2021

Pelo 7º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (a cumprir a sua 13ª edição), uma iniciativa comunitária destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção.

De 20 a 28 de novembro, a Câmara irá promover uma iniciativa local, por uma ação de sensibilização aos mercados tradicionais em algumas freguesias e proceder à distribuição sacos de pano para os utentes e comerciantes dos mercados nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Ao longo da semana haverá ainda lugar para campanhas de sensibilização nas redes sociais.

Confira em baixo o programa local das atividades a realizar no concelho de Alcobaça no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Ação: “Sou fresco”

Esta ação, que surge no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, pretende melhor dar a compreender a utentes e comerciantes as mais-valias proporcionadas pela mudança de paradigma instalado e pela preferência por materiais que não de uso único.

Recorrendo a um formato de animação com mascote, a interação com o público-alvo pretende alertar para os benefícios da reutilização, apontando, igualmente, a frescura dos produtos, a confiança e proximidade dos mercados tradicionais, sendo distribuídos qualitativamente sacos de algodão de múltipla utilização, para aplicação imediata dos princípios ministrados.

Dias e Locais (Mercados): 26, 27 e 28 de novembro 2021

Dia 26 de novembro

- Alfeizerão – 9h-10h30

- São Martinho do Porto – 11h – 13h

Dia 27 de novembro

- Benedita – 9h – 10h30

- Alcobaça – 11h30 – 13h

Dia 28 de novembro

- Pataias – 9h – 10h30

- Turquel – 11h– 13h

Público-alvo: Público em geral.

Ação : Sabias que…

Dias: 21 a 28 de novembro

Resumo: No decorrer da semana são publicados avisos informativos, nos meios de comunicação do município Facebook e portal do município, para relembrar os munícipes dos serviços de recolha de resíduos verdes e monos que o município efetua, mediante marcação prévia, e ainda sensibilizar para os locais de deposição dos óleos alimentares usados nos oleões existentes na via pública. Serão ainda publicadas dicas de prevenção na produção de resíduos, reutilização e reciclagem do lixo.