Biblioteca Municipal de Alcobaça celebra 20 anos de reinvenção constante

17 de novembro 2021

Reinstalada no Palacete Araújo Guimarães a 23 de novembro de 2001, a Biblioteca Municipal de Alcobaça está em festa pelos seus 20 anos, durante os quais se tornou numa de casa de todos e para todos, quer pelas atividades culturais desenvolvidas em torno do livro, quer pelas novas valências que foi criando no âmbito da investigação, formação, robótica, impressão em 3D, gaming, ensino das línguas entre outras inovações.

“A Biblioteca Municipal de Alcobaça responde de forma proactiva e integrada aos atuais desafios de promoção da leitura com recurso às novas tecnologias de comunicação. A Biblioteca Municipal de Alcobaça é hoje em dia um espaço de cultura e de convívio que vai muito mais além do simples serviço de requisição de livros. Está também integrada em rede com as diversas bibliotecas escolares do concelho e do Oeste, partilhando recursos e valências. A Biblioteca Municipal de Alcobaça está pois de parabéns e pronta para mais 20 anos ao serviço de uma comunidade cada vez mais globalizada”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Confira as propostas de atividades e espetáculos inseridos no vigésimo aniversário da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

20º Aniversário da BMA

22 a 26 NOVEMBRO 2021

22 NOVEMBRO

"A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente"

Visitas guiadas à BMA pelos técnicos com atividades

Visitas guiadas para grupos escolares, universidades seniores ou possíveis interessados guiadas pelos técnicos da biblioteca municipal procurando evidenciar as áreas temáticas e lúdicas existentes, bem como as demais valências existentes e o acesso a áreas normalmente restritas ao público em geral.

Comunidade escolar e geral

Inscrição prévia obrigatória (Durante todo o dia)

Duração de cada visita: 60 minutos

23 NOVEMBRO

Espetáculo: Viagem para a Amizade! com a cantora Susana Félix

Espetáculo de dinâmica teatral e canções com Susana Félix sobre os princípios da Amizade e do Companheirismo, no Combate ao Bullying e da Inclusão e procura sensibilizar os alunos e as alunas para a promoção de comportamentos justos e iguais.

1º ciclo | Auditório da BMA

Concerto: “Elementos” – Nuno Santos

Concerto a solo pelo o violinista alcobacense Nuno Santos

Auditório da BMA

24 NOVEMBRO

Oficina de Robótica "Os Robôs vão à Biblioteca"

Estas oficinas de robótica promovem o conhecimento interdisciplinar, estimulam a destreza motora, o raciocínio lógico e o espírito de grupo.

Comunidade escolar e geral

Inscrição prévia obrigatória (10h00 às 12h00)

Sala infantojuvenil

25 NOVEMBRO

"A Biblioteca conta-te uma história"

Hora do conto para todos tendo como mediador o livro, abordado temáticas divertidas que estimulem a imaginação, a capacidade cognitiva, a reflexão e o questionamento. Um momento que se procura agradável e que desenvolva a sensação de pertença e de comunidade.

Auditório da BMA

26 NOVEMBRO

Exibição: Aqui há filme!

Filme de animação para todos os que gostam da 7º arte

M/4

Auditório

Eu Construo - Oficina de modelação e impressão 3D

Vem aprender como funciona uma impressora 3D e ver que tipo de objetos podes fazer. Comunidade escolar e geral

Sala multiusos

Sobre o Palacete Araújo Guimarães:

O Palacete Araújo Guimarães, construído em 1870, funciona hoje como Biblioteca Munici­pal. Residência oitocentista, de arquitetura e inspiração neo-romântica e neo-clássica, muito ao estilo do Brasil de onde o seu pro­prietário, Araújo Guimarães, regressou após um período emigrado em demanda de uma vida melhor.

Este edifício foi adaptado a unidade fabril no final da 1ª grande Guerra. Na primeira meta­de do séc. XX a fábrica produzia farinha da marca Cister, bem como licores e conservas de frutas. Em 1950, a instalação de maqui­naria mais moderna, adaptada ao incremento da produção de leite condensado e de rebu­çados, fomenta uma nova era de sucesso industrial e comercial. Posteriormente, com­potas, frutas cristalizadas, licores e ginjas for­mam o conjunto dos produtos então fabrica­dos pela antiga Alimentícia.

Sobre a Biblioteca Municipal de Alcobaça:

Constituída em 1971, a Biblioteca Municipal de Alcobaça integra, desde 1992, a Rede Nacional de Leitura Pública promovida pelo Ministério da Cultura. A Biblioteca Municipal esteve localizada por um longo período (entre 1972 e o ano 2000) na ala Sul do Mosteiro de Alcobaça de onde seria transferida definitivamente para espaços da autarquia devido às obras de remodelação e beneficiação no espaço monástico, promovidas pelo Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico.

A aquisição e reabilitação definitiva do edifício da antiga "Fábrica da Alimentícia" pela autarquia daria origem a que a 23 de Novembro de 2001 fosse possível finalmente a instalação da Biblioteca Municipal de Alcobaça neste belo espaço implantado em plena zona histórica da cidade e na confluência dos  rios  Alcoa e Baça.

Mais recentemente, entre 2008 e 2009, a sua envolvente beneficiaria igualmente de um projeto de requalificação urbanística a cargo dos Arquitetos Byrne e Falcão de Campos que compreendeu toda a área traseira da Biblioteca Municipal, recuperando uma zona degradada e criando um pequeno jardim no centro da cidade que dá um novo colorido à zona ribeirinha. O espaço requalificado permitiu recuperar igualmente o espaço da central elétrica que mantém a maquinaria industrial mas que não se encontra em funcionamento.