Câmara Municipal homenageia professor finalista do concurso Global Teacher Prize

15 de junho 2021

A Câmara Municipal recebeu ontem de manhã, 14 de junho, nos Paços do Concelho o professor Nuno Duarte, docente da disciplina de Aplicações Informáticas B do Agrupamento de Escolas de Cister que foi selecionado para o grupo de finalistas do Global Teacher Prize Portugal (consulte a lista AQUI).

O vencedor deste prestigiado galardão, considerado o “Nobel da Educação” será conhecido no próximo dia 18 de junho, mas para a Vereadora da Educação, Inês Silva, “a presença de um professor do concelho de Alcobaça na distinta lista de finalistas já constitui uma grande vitória para toda a comunidade. A educação é um pilar da sociedade que deve ser valorizado das mais diversas formas e este é um justo reconhecimento pelo trabalho de um profissional que representa toda uma classe de pessoas dedicadas à formação das novas gerações de cidadãos. O Município de Alcobaça manifesta desta forma um imenso orgulho pelo professor Nuno Duarte e deseja-lhe as maiores felicidades.”

Nuno Duarte partilhou “um sentimento de profundo agradecimento, em primeiro lugar, pelo reconhecimento dos meus alunos. Um professor tem a capacidade de transformar um aluno e potenciar as suas melhores qualidades. Porém, os alunos são também capazes de transformar um professor tornando-o melhor profissional. Em segundo lugar, este momento é resultado de todo um contexto de ensino que me permitiu chegar até aqui. Nada disto seria possível sem uma boa escola, bons colegas, uma boa direção e um bom Município focado na melhoria das condições de ensino.”

Fundador das “Mentes Empreendedoras”, entidade organizadora e promotora do Global Teacher Prize Portugal, Afonso Reis explicou que “a motivação primordial de implementar esta iniciativa no nosso país foi de colocar o debate sobre a Educação numa perspetiva motivacional e positiva. Este prémio pretende incentivar uma das classes profissionais mais importantes da nossa sociedade de modo a que o seu trabalho seja reconhecido de uma forma global”.

A sessão de homenagem contou com a presença de todos os diretores escolares do concelho de Alcobaça.