INFORMAÇÃO | Manual de Literacia em Saúde

Serviço Municipal de Proteção Civil

21 de setembro 2020

A Literacia em Saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”.

Ativar estas competências é fundamental para assegurar a aplicação da informação em saúde de forma a maximizar os ganhos em saúde, através da resposta dos cuidados ao nível da Prevenção da Doença e Promoção da Saúde.

No contexto atual de pandemia, a promoção da Literacia em Saúde ganha redobrada importância junto das pessoas, das comunidades e das organizações, constituindo-se como uma importante resposta e ferramenta da Saúde Pública. Promover a Literacia em Saúde é decisivo para a implementação de medidas preventivas e para a própria evolução da epidemia.

O desafio que agora se apresenta, mostra de forma clara a importância de se considerar na definição de Literacia em Saúde, para além do “conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde” (Arriaga et al., 2019), a importância de criar contextos de oportunidade e ativar as pessoas, comunidades e a população a adotar comportamentos de Prevenção da Doença e Proteção e Promoção da Saúde.

Descarregue e consulte os dois manuais em baixo.