Condições Meteorológicas Adversas - Manutenção do Perigo Meteorológico de Incêndio Rural

31 de julho 2020

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, destaca-se para as próximas 48 horas um quadro meteorológico de tempo quente e seco no interior do país e intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas, realçando-se os seguintes aspetos:

· Humidade Relativa: Hoje (31Julho), preveem-se baixos teores de humidade relativa (HRA) no interior do país (<15 a 20%), sendo inferiores a 30% no restante território (excetuando na faixa mais perto do litoral), com recuperação noturna não expectável no Algarve e no interior Centro e Sul. No sábado (01Agosto), prevê-se que os teores mais baixos de HRA (<20%) se registem no sotavento algarvio e no extremo leste do baixo Alentejo, não se prevendo recuperação noturna no interior Norte e Centro e no sotavento algarvio. No domingo (02Agosto) prevê-se uma diminuição dos teores de HRA, que deverão ser inferiores a 20% no sotavento algarvio, na região Sul e no interior Norte e Centro e <30% no restante território (exceto litoral), com fraca recuperação noturna no interior Norte e Centro e no sotavento algarvio;

· Temperatura: Diminuição gradual dos valores de temperatura máxima, os quais devem, no entanto, manter-se elevados no Alentejo e no Algarve, prevendo-se inclusivamente um aumento dos valores de temperatura máxima e mínima no Algarve no sábado;

· Vento:  Vento predominante do quadrante norte, com intensificação prevista amanhã à tarde na faixa costeira ocidental e nas terras altas (até 40 km/h), com rajadas que poderão atingir 70 km/h na região de Lisboa e nas terras altas. De destacar ainda a previsão de vento a soprar forte (do quadrante Norte) na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas do Algarve a partir do final da tarde de sábado. No domingo (2Agosto), prevê-se que o vento norte continue a soprar forte, com rajadas até 65 km/h nas terras altas e no litoral oeste durante a tarde, persistindo no período noturno.

· Valores do índice de Haines entre 9 a 11 no interior e no Algarve, indicando fogos extremamente difíceis de extinguir, caso os mesmos ocorram.

Prevê-se que o risco de incêndio se mantenha máximo/muito elevado nas regiões Norte e Centro e no Algarve (região onde há tendência de agravamento)

2 - EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

Manutenção do tempo quente e seco, e do vento forte, permitindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3 – MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcobaça recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO, de 01 de julho a 30 setembro é PROIBIDO:

-- Fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

-- Fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

-- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

-- Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

-- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

-- Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC, IPMA e ICNF, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, Corpos de Bombeiros, GNR, PSP e Sapadores Florestais.