AVISO - Vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax)

31 de julho 2020

Tendo em conta a deteção nas últimas semanas de novas incidências relacionadas com a Vespa Asiática no concelho de Alcobaça, o Serviço Municipal de Proteção Civil reforça o seguinte AVISO:

O Município de Alcobaça e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P, através do Fundo Florestal Permanente, está a desenvolver uma campanha de sensibilização para a problemática do aparecimento desta espécie invasora e predadora, a Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax), e para a exterminação dos seus ninhos.

A vespa velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie não indígena, de grandes dimensões, predadora da abelha europeia (Apis melífera).

O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado.

As vespas asiáticas alimentam-se de abelhas e outros insetos e constituem principalmente uma ameaça ambiental.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar a apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, afetando a polinização e a produção de mel. Ao nível de saúde pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

A deteção ou a suspeita de existência de exemplares ou de ninho de vespa asiática, deverá ser comunicada presencialmente no Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcobaça, ou pelos contatos 262 580 805/967 122 819, pelo endereço de correio eletrónico protecao.civil@cm-alcobaca.pt, ou através da linha SOS Ambiente, ligando para o número 808 200 520.

A eliminação de ninhos de vespa asiática é da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcobaça, que coordena a operação de exterminação.

Esta campanha de sensibilização está a ser difundida através da divulgação do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal” (AQUI), e do “Manual de Boas Práticas na Destruição de Ninhos de Vespa Velutina” (AQUI), de folhetos e cartazes, elaborados neste Serviço Municipal de Proteção Civil, conforme imagens em baixo.

Para mais informações:

Instituto da Conservação da Natureza e das florestas - AQUI