Município de Alcobaça implementa serviço de dinamização cultural e social online para as IPSS

25 de junho 2020

Arrancou durante o corrente mês de junho uma iniciativa municipal de apoio às IPSS que procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência.

Projetos como o Teatro para Todos (clique AQUI para mais informações), que partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça juntamente com o CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, à qual se juntaram o Solar de Cister, Centro Paroquial de Assistência de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA), são agora dinamizados em formato online, adaptados ao contexto da pandemia do Covid-19.

No âmbito desta iniciativa, está também a ser preparada a possibilidade dos utentes de serviços de apoio domiciliário e de lares poderem assistir e participar num conjunto de atividades lúdicas, culturais e de estímulo à atividade física através de tablets disponibilizados pelo Município às instituições de apoio social. Será deste modo criado um plano semanal de atividades que irá complementar a oferta das próprias instituições.

Deste modo, os utentes poderão participar nas atividades municipais de dinamização social e cultural da comunidade sénior e das IPSS, dando continuidade a todo um trabalho que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia.

Com a disponibilização de tablets às IPSS, criam-se as condições para a implementação de valências como:

• comunicação entre utentes e respetivos familiares através de videoconferência, em contextos de celebração de épocas festivas, dias de aniversário, entre outras.
  • realização de visitas guiadas a espaços de interesse cultural e social, transmitidas em direto por videoconferência

“Este serviço será implementado de forma progressiva, testando diferentes soluções de forma a poder colmatar as dificuldades de interação com estes grupos sociais, criadas pela pandemia. Apesar do confinamento imposto pelo atual contexto, o Município procura com esta iniciativa continuar a cumprir a sua responsabilidade a nível do fomento da coesão social e da mitigação de barreiras”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.