Dia Mundial do Ambiente promove a Biodiversidade

03 de junho 2020

Este ano, o tema do Dia Mundial do Ambiente é a biodiversidade. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 2020 é um ano crítico para os compromissos das nações de preservar e restaurar a biodiversidade mundial. Esta data, celebrada anualmente a 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover a conscientização e a ação a nível mundial em prol do meio ambiente.

A Câmara Municipal de Alcobaça junta-se a esta celebração alertando para a necessidade da redução do consumo. Reutilizar e reciclar são comportamentos essenciais nos nossos dias. O lixo que advém da elevada produção, e consumo, de papel e plástico, são um exemplo da ameaça constante às florestas e aos oceanos, fundamentais na manutenção de um ambiente saudável para todos os seres vivos.

No contexto atual da pandemia COVID-19 é pertinente relembrar as boas práticas de gestão dos resíduos domésticos dando-lhes o encaminhamento adequado, principalmente numa fase em que, para nos protegermos, as autoridades de saúde recomendam, a utilização de materiais descartáveis (tais como luvas, máscaras, embalagens, copos e talheres de utilização única).

_________________________

Através dos projetos de Educação Ambiental a autarquia tem promovido junto dos mais novos a sua literacia científica incentivando a mudanças de comportamento e consciência ambiental.

Com o público escolar são realizadas saídas de campo no concelho no âmbito do projeto Coastwtach Europe e do Projeto Conhecer o Património (realizadas pela ADEPA) que permitem o contacto com a natureza e conhecer o património ambiental do concelho, que é tão rico. Têm sido implementadas ações de sensibilização sobre a temática dos Resíduos, concursos com o objetivo de promover a separação de resíduos (plástico/metal, papel/cartão e vidro), e a realização de oficinas de reutilização.

Para o público em geral são desenvolvidas ações de limpeza nas praias com o objetivo de sensibilizar para a grave problemática dos lixos marinhos e do seu impacto na cadeia alimentar; workshops de cozinha ao vivo que ensinam a combater o desperdício alimentar.

Neste dia Mundial do Ambiente vale a pena refletir sobre a pegada humana no meio ambiente e de que forma pode comprometer a biodiversidade.

A mudança que se espera ver no mundo parte de cada um de nós.