Site Autárquico de Alcobaça

Alcobaça participa nas edições online do Bom Dia Cerâmica e Dia Internacional dos Museus

Notícias

14 de maio 2020

O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM) no dia 18 de maio, tendo a particularidade, pelo segundo ano consecutivo, a programação integrar o evento Bom Dia Cerâmica, que terá lugar a 16 e 17 de maio em toda a Europa.

Dado o atual contexto de pandemia do Covid-19, ambas as iniciativas foram ajustadas para o formato online. Ou seja, no âmbito Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Município irá dar o seu contributo através da disponibilização de um conjunto de conteúdos audiovisuais com vista à promoção do património museológico do concelho, nomeadamente visitas guiadas filmadas ao Museu do Vinho de Alcobaça e ao Museu Raul da Bernarda.

O tema escolhido para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2020 é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” com o intuito de capacitar a diversidade e a inclusão nas instituições culturais.

O objetivo destas comemorações é chamar a atenção sobre o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. É organizado a 18 de maio de cada ano, com atividades e iniciativas diversas, tendo sido assinalado pela primeira vez há 40 anos. Em todo o mundo, cada vez mais museus participam nesta celebração. No ano passado, mais de 37.000 museus participaram neste evento em cerca de 158 países e territórios. O tema escolhido para 2020 é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

No âmbito do Bom Dia Cerâmica (16 e 17 de maio), será disponibilizado o vídeo “Fantasia na Loiça da Raul da Bernarda” com testemunhos de Júlio Cipriano de Figueiredo e de Manuel da Bernarda, decorrente do projeto de investigação do museu que ocorre desde 2015. Igualmente, são disponibilizados mais dois momentos em vídeos com retrospetivas: a primeira masterclass realizada no Museu Raul da Bernarda, em abril de 2017, e o primeiro Bom Dia Cerâmica realizado em Alcobaça, em junho de 2017, evocando a mesa-redonda “II – Arte: Moldar a Forma e o Conteúdo do Moderno ao Contemporâneo”, durante o I Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça. Serão ainda disponibilizadas três pequenas entrevistas, produzidas pelo Município em 2014, aos empresários de três das maiores empresa de cerâmica do concelho que traçam um retrato do setor.

O conceito do “Buongiorno Ceramica!”, desenvolvido há 6 anos pela Associação Italiana de Cidades de Cerâmica, tem como principal foco promover e potenciar as Artes da Cerâmica, iniciativa alargada a outros países e acolhida pela Associação Portuguesa de Vilas e Cidades de Cerâmica. Esta iniciativa comemora a cerâmica como testemunho da criação humana, de valor e de emprego.

Os conteúdos audiovisuais para ambas as iniciativas poderão ser usufruídos através da página de YouTube do Município de Alcobaça – AQUI –  a partir das datas mencionadas:

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::.

 

PROGRAMA

 

BOM DIA CERÂMICA | 16 E 17 DE MAIO

 

» “Fantasia na Loiça da Raul da Bernarda”, 2015-2020

Testemunhos de Júlio Cipriano de Figueiredo e de Manuel da Bernarda sobre a feição fantasista e popular da loiça artística alcobacense com incidência na Fábrica Raul da Bernarda & Filhos, Ld.ª (gravados em 2015)

 

 

» RETROSPECTIVAS

 

Entrevistas a empresários de três fábricas de Alcobaça, 2014

Inserido num levantamento sobre a realidade do setor da cerâmica artística em Alcobaça, o Município produziu, em 2014, um conjunto de entrevistas aos empresários de três das principais fábricas locais com dimensão internacional.

- Carla Moreira (Arfai-IGM)

- Nuno Graça (Jomazé)

- Elsa Almeida, Jorge Pereira Horta e Fernando Perpétua (PP&A – Cerâmicas São Bernardo)

 

1.ª Masterclass no Museu Raul da Bernarda – “À Roda da Cerâmica Artística”, 2017

Uma sessão dedicada ao trajeto histórico da cerâmica contemporânea de Alcobaça e a sua importância no contexto do turismo sustentado com Manuel da Bernarda e Jean Ferrari.

 

1º Bom Dia Cerâmica em Alcobaça 2017 – I Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, 2017

Mesa-redonda “II – Arte: Moldar a Forma e o Conteúdo do Moderno ao Contemporâneo”

O encontro teve como objetivo estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica. Partindo do legado histórico, mas assente no levantamento da realidade presente, pretendeu sobretudo lançar um debate alargado sobre o futuro do setor.

 

 

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | 18 DE MAIO

 

"Museu do Vinho de Alcobaça: expoente da memória vitivinícola nacional", 2020

Uma visita guiada por Alberto Guerreiro (Museólogo/CMA) ao maior e mais completo museu do vinho do país. Na antiga Adega do Olival Fechado, encontra-se o mais genuíno e rico espaço dedicado ao tema do vinho em Portugal. Um santuário do vinho português, para amantes e conhecedores. Para o afirmar com segurança, basta referir que é neste museu que está alojado o património histórico da Junta Nacional do Vinho.

 

"Museu Raul da Bernarda: 145 anos de património cultural (1875 - 2020)", 2020

Um percurso conduzido por Alberto Guerreiro (Museólogo/CMA) no seio da exposição permanente do Museu Raul da Bernarda documentando os momentos centrais da fábrica mais antiga e cujo legado histórico conta hoje com 145 anos de cerâmica artística local.

Contactos

Newsletter