Atividades de Natal do Município mobilizam mais de 350 crianças

20 de janeiro 2020

Durante a pausa letiva da quadra natalícia, o Município de Alcobaça disponibilizou, através da programação da Biblioteca Municipal e da iniciativa “Uma Aventura em Alcobaça”, um diversificado programa de atividades lúdicas e pedagógicas que ao todo mobilizaram 364 crianças. Estas atividades vão ao encontro das necessidades das famílias do concelho para ocupação dos tempos livres durante as férias de Natal de forma proactiva, construtiva e dando a conhecer diversos locais de interesse do concelho e da região.

“Estes programas de ocupação de tempos livres durantes as pausas letivas são um instrumento de apoio social de grande importância pois dão resposta às necessidades concretas de muitas famílias do concelho que nestes períodos precisam de acompanhamento dos seus filhos. Ao longo dos anos, centenas de jovens tiveram oportunidades únicas de conhecer novos locais e participar em atividades diferenciadoras, pela mão do Município. O feedback positivo que temos recebido por parte dos participantes e dos pais é uma motivação importante para dar continuidade a todo este trabalho”, assegura a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Inês Silva.

Férias de Natal da Biblioteca Municipal de Alcobaça (16 a 20 de dezembro)

A Biblioteca Municipal acolheu gratuitamente, ao longo de 5 dias, 294 crianças que puderam assistir a cinema de animação, participar em sessões yoga, trabalhar as artes manuais e a música, através de oficinas enquadradas nas festividades. Estiveram presentes cinco instituições do concelho com os seus ATL’s de férias: o Centro Social e Paroquial da Benedita, Centro de Bem-Estar Social da Maiorga (pré-escolar e 1º ciclo), Jardim-Escola João de Deus (pré-escolar e 1º ciclo), o CAF de Alcobaça e o projeto Uma Aventura em Alcobaça. O projeto das Férias na Biblioteca realiza-se em todas as interrupções letivas de forma gratuita e aberta a todas as crianças mediante inscrição. O programa será retomado durante o período da Páscoa.

Uma Aventura em Alcobaça – Férias de Natal (18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro; 2 e 3 de janeiro)

O programa “Uma Aventura em Alcobaça” consiste num apoio de cariz social e pedagógico que oferece atividades ocupação de tempos livres a crianças e jovens do concelho de Alcobaça. A iniciativa decorre durante as interrupções letivas e pretende disponibilizar um serviço gratuito de apoio às famílias, com atividades lúdicas, desportivas e culturais, garantindo momentos de lazer e cultura num ambiente agradável e descontraído onde é favorecida a interação grupal, o contacto com o património local e a formação cívica. Nestas últimas férias de Natal, 70 crianças puderam visitar locais de interesse cultural e histórico de toda a região como o Museu do Vinho, a Biblioteca Municipal, o Museu de Arte Popular Portuguesa (Pombal), o Museu Moinho de Papel (Leiria) entre outros.