Câmara Municipal inaugura novos centros escolares de Cela e Turquel no Dia Municipal da Educação

10 de janeiro 2020

No próximo sábado, 11 de janeiro, a Câmara Municipal de Alcobaça irá inaugurar formalmente os novos centros escolares das freguesias de Cela e Turquel, que já estão em funcionamento desde o início deste ano letivo.

Dia 11 de janeiro, a autarquia irá formalizar a abertura destas novas, e importantes, infraestruturas de ensino, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, precisamente no Dia Municipal da Educação, no qual se celebra o pioneirismo de Alcobaça na fundação da Escola Pública, pelos monges de Cister.

“Todos os alcobacences devem sentir orgulho pelo facto de a primeira aula pública ter sido realizada no Mosteiro de Alcobaça, a 11 de janeiro de 1269. Este é, tão somente, o dia mais apropriado para inaugurar estes novos equipamentos que finalmente dão resposta a revindicações de décadas das respetivas freguesias. Os celences e os turquelenses podem agora encarar o futuro dos seus filhos com novas perspetivas e otimismo. Cada um destes centros procura satisfazer as necessidades específicas de cada comunidade. Constituem também novos polos de interação comunitária, reforçando deste modo a coesão territorial de todo o concelho”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

Ambas as cerimónias de inauguração (Centro Escola da Cela às 11h00 e Centro Escolar de Turquel às 12h15), irão contar com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e estão abertas à população.

Os projetos foram financiados pelo POR (Programa Operacional Regional do Centro) FEDER / CENTRO 2020, no âmbito do Portugal 2020.

Dia Municipal da Educação mais informações