A TERRA TREME - Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

07 de novembro 2019

Como é do conhecimento geral, à semelhança dos anos anteriores, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

Este ano assinalamos a 7.ª edição e a data apontada para a sua realização é o próximo dia 15 de novembro, às 11:15 horas.

Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme, a ANEPC tem a ambição de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício de outros setores da sociedade civil. Para tal, consideramos estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste desiderato coletivo, procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a alcançarmos graus de resiliência individual e coletiva cada vez maiores.

Gostaríamos de contar com a V/colaboração no sentido de nos apoiarem na divulgação desta iniciativa, de modo a contribuir para que esta ação de sensibilização alcance o maior número de pessoas.

A divulgação do Exercício poderá ser feita nos canais de comunicação – sítio da internet e redes sociais – da V/ Câmara Municipal através de uma hiperligação para o sítio digital www.aterratreme.pt, e, bem como, fazendo uso dos materiais de promoção do Exercício.

De forma a facilitar esta divulgação, enviamos diversos materiais de suporte e uma breve nota de apresentação do Exercício A TERRA TREME.

Materiais de suporte:

» Sitio digital www.aterratreme.pt

» Inquérito à população sobre a perceção do Risco Sísmico

» Spot promocional (vídeo)