Município de Alcobaça associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019

06 de novembro 2019

Pelo 5º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia de Prevenção de resíduos, uma iniciativa comunitária destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção.

De 16 a 24 de novembro, a Câmara irá promover algumas iniciativas locais, a começar por uma ação de limpeza de praia na praia de Paredes da Vitória, no próximo dia 16 de novembro, sábado, pelas 10h00 e no dia 22 de novembro, sexta-feira, pelas 17h00, irá decorrer um  “Workshop Refeições com Sobras de Alimentos”, a ter lugar na Granja de Cister.

Esta ação consiste na realização de um workshop de cozinha ao vivo, que tem como objetivo promover a redução da produção de resíduos alimentares e o combate ao desperdício alimentar, através da sensibilização para a alteração de hábitos relacionados com esta problemática. Pretende-se transmitir algumas técnicas para evitar os desperdícios alimentares na cozinha, para além de dicas de como comprar, como conservar e o que cozinhar. A apresentação será feita pela Granja de Cister e pelos profissionais e alunos da EPADRC.

Ao longo da semana haverá ainda lugar para campanhas de sensibilização nas redes sociais.

Confira em baixo o programa local das atividades a realizar no concelho de Alcobaça no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS – PROGRAMA LOCAL DE ATIVIDADES

Nome da atividade: Limpeza de praia

Data: 16 de novembro

Horário: 10h-12h30

Local: Praia de Paredes da Vitória

Duração: 2h30

Público-alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

Resumo: No dia 16 de novembro pretende-se promover uma ação de limpeza na praia de Paredes da Vitória no período da manhã convidando voluntários. Será realizada uma introdução sobre a importância da reduzir o lixo na praia, o impacto do lixo marinho nas praias e oceanos e a Política dos 3Rs. Depois serão distribuídos sacos e luvas para recolher os diferentes tipos de resíduos.

Mais informações sobre esta ação AQUI

Nome da atividade: Workshop” Cozinhar refeições com sobras de alimentos”

Data: 22 de novembro

Local: Granja de Cister

Duração: 1h30

Público-alvo: público em geral

Entrada livre

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça e Granja de Cister

Colaboração: EPADRC

Resumo: Esta ação consiste na realização de um workshop de cozinha ao vivo, que tem como objetivo promover a redução da produção de resíduos alimentares e o combate ao desperdício alimentar, através da sensibilização para a alteração de hábitos relacionados com esta problemática.

Através desta ação pretende-se transmitir algumas técnicas para evitar os desperdícios alimentares na cozinha, para além de dicas de como comprar, como conservar e o que cozinhar. A apresentação será feita pela Granja de Cister e pelos profissionais e alunos da EPADRC.

Nome da atividade: Sabias que…

Datas: 16 a 24 de novembro

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

Resumo: No decorrer da semana são publicados avisos informativos, nos meios de comunicação do município Facebook e portal do município, para relembrar os munícipes dos serviços de recolha de resíduos verdes e monos que o município efetua, mediante marcação prévia, e ainda sensibilizar para os locais de deposição dos óleos alimentares usados nos oleões existentes na via pública. Serão ainda publicadas dicas de prevenção na produção de resíduos, reutilização e reciclagem do lixo.

Mais informação sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos AQUI