Site Autárquico de Alcobaça

Rede Património Mundial do Centro apresenta livro e debate a importância do património cultural na promoção turística da região

Notícias

16 de julho 2019

O Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu, no passado dia 16 de julho, a sessão de apresentaçãodo livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”, que contou ainda com um painel dedicado ao tema “A importância do Património na promoção turística do Centro de Portugal”.

A obra “Património da Humanidade do Centro de Portugal” foi desenvolvida e coordenada pelo estúdio do multipremiado designer Eduardo Aires e resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da Unesco da Região Centro. Fernando e Sérgio Guerra, Nuno Moreira, Jorge Alarcão ou Carla Alexandra Gonçalves são apenas alguns dos autores e artistas que participam na publicação.

Para além de uma tentativa de condensar a história e importância destes lugares num único livro, os autores procuraram destacar, através de um olhar novo, contemporâneo e artístico, a “distintiva marca humana” associada a este património e ao território onde este se inscreve.

A apresentação do livro foi o mote para uma conversa entre os coordenadores, os fotógrafos e os autores da publicação, sobre as inspirações que estes excecionais lugares - o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e o Convento de Cristo, em Tomar - podem evocar no presente.

A sessão foi uma das primeiras iniciativas onde se pretende revelar o legado da rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal, criada em 2017 e que une a Turismo Centro de Portugal, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra.

Contactos

Newsletter