Escritor angolano Pepetela é a primeira personalidade internacional homenageada no festival Books & Movies

05 de julho 2019

Depois de 5 anos a homenagear algumas das principais figuras nacionais das áreas da literatura e do cinema como Manoel de Oliveira, Ana Zanatti, Mário Zambujal, Rita Blanco e Ruy de Carvalho a 6ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (14 a 20 de outubro) irá contar com a presença do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido mundialmente pelo pseudónimo Pepetela.

Trata-se da primeira personalidade internacional a ser homenageada pelo festival que nos últimos 6 anos tem vindo a dinamizar culturalmente a comunidade escolar e o público geral, proporcionando oportunidades únicas de confraternização e partilha de conhecimento entre o público e os principais criadores nas áreas da literatura, cinema, teatro, dança, banda desenhada, literatura infantil, entre muitos outros domínios artísticos.

Nascido em 1941, em Benguela, Pepetela é um dos maiores autores angolanos da atualidade com uma obra que reflete as convulsões internas da história recente do seu país de origem. Nos anos mais recentes, tem vindo a alargar o seu espetro narrativo para outras temáticas e nacionalidades. No seu currículo constam 23 romances de ficção, 2 peças de teatro e duas compilações de crónicas. Recebeu o Prémio Camões, em 1997, e o Prince Claus Award (prémio literário atribuído na Holanda), em 1999.

“A escolha de Pepetela prende-se com o prestígio e o reconhecimento internacional que o escritor tem vindo a obter ao longo das últimas décadas. A sua obra de ficção está essencialmente focada na difícil realidade vivida pelo seu país, mas sugere uma reflexão sobre os problemas da condição humana, questões que dizem respeito a todos nós. O Books & Movies atinge deste modo um novo patamar de exigência e de prestígio com a presença de um autor de renome internacional em Alcobaça, traduzido em 21 línguas”, afirma a Vereadora da Cultura Inês Silva.

Sobre o Books & Movies:

De 14 a 20 de outubro, a cidade de Alcobaça irá viver uma intensa semana de atividades inseridas naquele que é um dos principais eventos culturais produzidos e organizados pelo Município de Alcobaça. O Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça. Escritores, músicos, artistas plásticos, autores de banda desenhada, ilustradores, atores e muitos outros artistas de renome irão pisar principais palcos da cidade e conviver com os seus seguidores em conversas nos cafés da zona histórica. Consulte o programa completo da 6ª edição do Books & Movies no último número da agenda cultural ARCA – Arte & Cultura em Alcobaça – clique aqui.