Site Autárquico de Alcobaça

Alimentação, Saúde Mental e Ambiente são alguns dos eixos estratégicos do Plano Local de Saúde

Notícias

05 de julho 2019

Foi apresentado, no passado dia 2 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o Plano Local de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte. Este documento serve de interlocutor entre a realidade do ACES onde o concelho de Alcobaça está inserido e o Plano Nacional de Saúde que define as diretrizes da Direção Geral de Saúde.

Estrategicamente, o Plano Local de Saúde está focado em seis territórios de intervenção:

  • Alimentação
  • Movimento/Exercício Físico
  • Cidadania em Saúde
  • Saúde Mental
  • Ambiente
  • Adições e Comportamentos de Risco

Difundir a informação para o conhecimento público, capacitar as pessoas para as áreas mais prioritárias da promoção de saúde, potenciar a articulação institucional assumindo os compromissos acordados, são objetivos da máxima importância no desenvolvimento de todo este plano”, pode ler-se no documento que pode consultar aqui (link para o documento).

Presente na sessão de apresentação do plano, a Vereadora da Educação Inês Silva destacou “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia no cumprimento destas diretrizes com destaque para a promoção da Alimentação Saudável junto da comunidade escolar através das iniciativas como os “Heróis da Fruta” ou o “Comer Bem é Ser Fixe”, a focagem na Saúde Mental que está a ser trabalhado pelo Conselho Local de Ação Social em parceria com as instituições de apoio social das 13 freguesias do concelho, e todas ações de sensibilização ambiental dinamizadas pelo Município junto das Eco-Escolas, nomeadamente a nível da preservação da nossa orla costeira e das ações de reflorestação da área ardida. Os eixos estratégicos do Plano Local da Saúde estão já a ser alvo de um trabalho aprofundado e abrangente pela Câmara Municipal de Alcobaça.”

Contactos

Newsletter