USF da Benedita inaugurada pela Ministra da Saúde

28 de junho 2019

Foi inaugurada na passada quarta-feira, 26 de junho, a Unidade de Saúde Familiar da Benedita, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido. A nova infraestrutura já havia aberto as suas portas à comunidade no passado dia 17 de junho.

A USF da Benedita é o resultado de um longo e trabalhoso processo de reivindicação junto das instâncias de decisão por parte da autarquia que agora colhe os seus frutos. Representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, valor custeado em 15% pela Câmara de Alcobaça e pela Administração-Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, sendo o restante financiado pela União Europeia. O espaço tem uma área de 950 m2 em cada um dos seus dois pisos e disponibilizará vários níveis de cuidados de saúde pública de prevenção e diagnóstico precoce.

Esta nova unidade saúde no concelho responde aos seguintes propósitos:

- Qualificação das infraestruturas de saúde;

- Reforço e consolidação da rede de infraestruturas e equipamentos de saúde,

- Aumento da oferta e melhoria do acesso aos serviços médicos de qualidade;

- Disponibilização de vários níveis de cuidados de saúde pública de prevenção e diagnóstico precoce, reforçando a coesão territorial e o bem-estar das populações.

- Construção de um equipamento de saúde de qualidade, melhorando a prestação de cuidados médicos a um universo populacional de 15 mil habitantes.