Escolas de São Martinho do Porto e Benedita premiadas em concurso de empreendedorismo

05 de junho 2019

No passado sábado, 25 de maio, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2018-2019, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e da Associação Empresarial Da Região Oeste (AIRO) que premiou trabalhos de duas escolas do concelho de Alcobaça.

A Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto conseguiu duas distinções, nomeadamente, o projeto “Leaf Life” (“Projeto Vencedor – 3º ciclo”) e o projeto “Ecolocation” (1º lugar na categoria “Projeto Vencedor – Ensino Secundário”). O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto foi ainda granjeado com a distinção “Escola Mais Empreendedora”.

Por sua vez, o Externato Cooperativo da Benedita obteve o 2º lugar na categoria de “Projeto Vencedor – Ensino Secundário” com o projeto “Bees Protect”.

De notar ainda que, no âmbito deste concurso, foi atribuído ao Município de Alcobaça a distinção “Município Mais Criativo”, facto sublinhado pela Vereadora da Educação, Inês Silva, nas visitas às escolas vencedoras que se realizaram estas semana. “O empenho dos nossos jovens nestes projetos mereceu não apenas o reconhecimento por parte do júri do concurso como também do próprio Município de Alcobaça. A partir deste momento, estes alunos tornaram-se embaixadores de Alcobaça e porta vozes do talento e criatividade que sempre nos caracterizou enquanto concelho”, afirmou a autarca.

No Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2018-2019 participaram 468 alunos, que apresentaram 146 projetos para análise. Na cerimónia de entrega de prémios foram apresentados 12 projetos dos alunos finalistas. Para além disso, mais de 4000 alunos participaram nas sessões de estímulo ao empreendedorismo nas escolas e workshops.