Site Autárquico de Alcobaça

Alerta: Condições Meteorológicas Adversas - Perigo Meteorológico de Incêndio Rural

Serviço Municipal de Proteção Civil

Notícias

31 de maio 2019

Comunicado N.º 11/2019 – Condições Meteorológicas Adversas - Perigo Meteorológico de Incêndio Rural

 

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio:

  • Temperatura: valores acima do normal para a época, em especial no Alentejo, no Vale do Tejo e nas regiões de Lisboa e Setúbal, a manter-se nos próximos dias, sendo expectável uma diminuição a partir de dia 2jun mais expressiva nas regiões Norte e Centro. Temperatura mínima elevada em especial na região do Vale do Tejo;

 

  • Vento: a predominar do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas (até 45 km/h) até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde (em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes). O efeito da entrada da brisa (Norte) será mais notório amanhã (31mai), estendendo-se mais até ao interior. A partir de Sábado (01jun), prevê-se a mudança de circulação para o quadrante Oeste. No Algarve prevê-se que a interação da entrada da brisa na costa ocidental e na costa Sul possa dar origem a comportamento errático da direção do vento durante a tarde de hoje e amanhã;

 

  • Humidade: baixos teores de humidade relativa do ar (HRA), que poderão ser <15% em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e <30% nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. Prevê-se que estes teores diminuam amanhã, no Algarve e Baixo Alentejo. A percentagem de água no solo não sofreu alterações nos últimos dias, mantendo-se inferior a 20% na generalidade da região a Sul do rio Tejo e nas regiões do interior Norte e Centro.

 

Índices de instabilidade atmosférica elevados, em especial amanhã e Sábado no interior Norte e Centro.

 

Para obter informação mais detalhada sobre os trabalhos a realizar poderá dirigir-se ao Gabinete Municipal de Proteção Civil e Trânsito desta Câmara Municipal, na Rua da Liberdade, em Alcobaça, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de expediente (9h00m - 12h30m e 14h00m - 17h30m), ou utilizando os seguintes contactos: telefone-262 580 805; fax-262 580 905; e-mail - protecao.civil@cm-alcobaca.pt.

Documentos para Download

Contactos

Newsletter