Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade em cena no Cine-Teatro de Alcobaça

27 de maio 2019

Sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro no próximo sábado, 1 de junho, a peça “Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade”, uma comédia do encenador Pedro Gil, trazida a cena pela companhia Barba Azul.

SINOPSE

Há um par de anos atrás Pedro Gil visitou o Museu do Aljube, antiga prisão do Aljube, onde o seu avô esteve preso pelo regime salazarista. Numa das paredes da exposição deparou-se novamente com os cinco nãos do Estado Novo em letras garrafais: Não discutimos a pátria, Não discutimos a autoridade, Não discutimos a família, Não discutimos o trabalho e Não discutimos Deus. Subitamente veio-lhe à cabeça a ideia de fazer um Don Juan, paixão antiga.

De regresso a Sevilha Don Juan depara-se com a estátua do Comendador que batera em duelo depois de ter possuído a sua filha. Don Juan convida a estátua para uma ceia em sua casa, ao que esta responde afirmativamente acenando com a cabeça. Só que ao contrário dos outros, este Don Juan não comparece à ceia acordada. Don Juan foge para Lisboa mas o fantasma do Comendador persegue-o, quer que ele lhe aperte a mão. Don Juan desconfia e pressente que não é boa ideia apertar a mão ao fantasma de uma pessoa que ele próprio assassinou. Don Juan resolve ir à Bruxa mas a maldição é irrevogável, a única salvação é fugir no tempo. Don Juan lança os dados e é catapultado para o século XXI. É uma comédia.

DON JUAN ESFAQUEADO NA AVENIDA DA LIBERDADE
Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Classificação etária: M/16
Duração: 135 minutos, com intervalo incluído