ALERTA - CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

14 de maio 2019

SITUAÇÃO METEOROLÓGICA

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), prevê-se um quadro meteorológico para as próximas 48h caracterizado por tempo quente e seco, salientando-se:

• Humidade relativa do ar baixa durante o dia (<50% na generalidade do território a <20% no interior) e com recuperação noturna (com inversão de temperatura).
• Hoje, vento fraco, soprando moderado de Este/Sueste no Algarve e de Norte/Noroeste nas terras altas. Amanhã, vento moderado predominando do quadrante Norte, soprando forte nas terras altas.
• Agitação marítima, com ondas de sueste com 2 metros de altura até às 18h de hoje.
• Temperatura máxima entre 30/35ºC (acima do normal para a época) com tendência para descer de forma mais acentuada a partir de 5ªfeira.

Os índices de risco de incêndio a manterem-se num nível moderado na generalidade do território (exceto numa faixa do litoral Norte e Centro), sendo os índices de muito elevado e máximo em alguns concelhos do Baixo Alentejo e no Algarve e de muito elevado em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Évora, Bragança, Guarda, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

• A manutenção de valores de temperatura máxima acima do que é normal para a época do ano, vento moderado a forte do quadrante leste, soprando com rajadas com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios.

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.