Município de Alcobaça assina protocolo para criação de Equipas de Intervenção Permanente

05 de abril 2019

A Câmara Municipal de Alcobaça assinou esta quinta-feira, 4 de abril, juntamente com outras entidades, um protocolo para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente, no seio dos Corpos de Bombeiros. Ao todo, foram constituídas 41 equipas a nível nacional.

A assinatura decorreu na sala Polivalente do Município de Monforte, tendo o protocolo, no caso particular do Município de Alcobaça, sido assinado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Benedita, Pataias e São Martinho do Porto.

A EIP da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcobaça está em funcionamento há cerca de 10 anos, pelo que a partir de agora todas as quatro corporações de bombeiros do concelho estão dotadas desta valência. Com esta disponibilidade, fica garantido um reforço na prontidão e resposta às ocorrências que impliquem intervenções no socorro e defesa de pessoas e bens, em todo o território municipal.

Na cerimónia, estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, os Presidentes das Direções das Associações, José Vicente, Alberto Santos e Hélder da Fonte e os Comandantes dos Corpos de Bombeiros, António Paulo, Nélio Gomes e João Bonifácio.

Será criada uma EIP, cada uma composta por 5 Bombeiros, nas três corporações de bombeiros do concelho de Alcobaça que assinaram este protocolo. Os bombeiros serão recrutados através de concurso interno nos respetivos Corpos de Bombeiros.