Conselho Local de Ação Social focado na problemática da saúde mental

08 de março 2019

Decorreu no Auditório da Escola Adães Bermudes, no passado dia 27 de fevereiro de 2019, o Plenário do Conselho Local de Ação Social de Alcobaça. O CLAS reúne os organismos do sector público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, que conjugam os seus esforços para prevenir, atenuar e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

“A constituição destas equipas multidisciplinares, à semelhança das Comissões Sociais de Freguesia (no total de 13 no concelho de Alcobaça), é essencial para o levantamento das problemáticas mais salientes em matéria de ação social. Neste contexto, a saúde mental, em todas as faixas etárias, é uma área que necessita cada vez mais de instrumentos capazes de uma abordagem eficaz. O CLAS está neste momento focado na criação desses mesmos instrumentos”, explicou a Vereadora da Ação Social, Inês Silva.

A sessão teve também como objetivo informar os parceiros do enquadramento da matriz territorial com a apresentação das problemáticas e propostas de desenvolvimento que têm sido analisadas na supraconcelhia do Oeste.

Procedeu-se à eleição dos novos membros do Núcleo Executivo que têm como missão ser um órgão de gestão dinamizador da Rede Social.

A representante da Segurança Social transmitiu aos parceiros o resultado das candidaturas ao PROCOOP (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação Para as Respostas Sociais) a nível distrital e concelhio.