Site Autárquico de Alcobaça

Cultura Cisterciense celebrada em Alcobaça nos dias 6, 7 e 8 de julho

Notícias

13 de junho 2018

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de julho celebra-se o legado e a cultura cisterciense no “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.

 

Historiadores e especialistas da cultura cisterciense estarão reunidos em Alcobaça, mais propriamente no Mosteiro de Cós e na Escola Secundária D. Inês de Castro durante 3 dias debatendo os vários aspetos da cultura da Ordem de Cister.

 

É a Ordem de Cister e os seus mosteiros, os quais deixaram uma indelével marca na história, no território e na memória de Portugal, que se pretende celebrar neste congresso (programa completo em www.cister-alcobaca2018.com).

 

Com uma história quase milenar, nascida da vontade indomável de homens e mulheres que buscaram Deus na mais estrita pobreza material, respeitando o lema beneditino "ora et labora", a Ordem de Cister exerceu sempre um enorme fascínio sobre religiosos, historiadores, artistas e homens comuns. Os cistercienses foram agricultores e técnicos de grande engenho e abriram novos caminhos à arte e à arquitectura.

 

Em Alcobaça temos dois grandes exemplos da forte presença da Ordem, deixaram-nos o Mosteiro de Alcobaça (um dos mais importantes da Ordem, sobretudo a partir do século XVI) e o Mosteiro de Cós, este último antigo mosteiro feminino, dependente do Mosteiro de Alcobaça. A ordem permaneceu no atual concelho de Alcobaça desde o século XII até meados do século XIX. Neste longos séculos de permanência o Mosteiro de Alcobaça foi centro religioso de primeira importância, sustentáculo de reis, panteão régio, polo difusor de cultura e espiritualidade e foi durante séculos a cabeça da presença cisterciense em Portugal. 

 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

II CONGRESSO INTERNACIONAL MOSTEIROS CISTERCIENSES

6, 7 E 8 DE JULHO DE 2018

ALCOBAÇA . CÓS

 

PROGRAMA . INSCRIÇÕES . INFORMAÇÕES

www.cister-alcobaca2018.com

 

 

Contactos

Newsletter