Site Autárquico de Alcobaça

Biblioteca Municipal de Alcobaça

O nova Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA), inaugurada a 23 de novembro de 2001, funciona no antigo Palacete Araújo Guimarães que, após restauro e reabilitação, apresenta as melhores condições de acessibilidade, de arquivo, acervo e espólio bibliográfico para leitores e investigadores. Este renovado espaço foi construído com a missão de facilitar e promover aos munícipes, e a todos os utilizadores, o acesso à informação, aos vários suportes documentais, à formação, à cultura e às novas tecnologias da comunicação, com vista a formar cidadãos leitores, participativos e integrados na sociedade.

A 23 de setembro de 2011, após algumas obras, apresentou ao público mais valências e serviços simultaneamente com a Feira do Livro e da Leitura desse ano. Centrada na atualização dos seus espaços e serviços, e tentando sempre ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, este equipamento possui desde então uma Bebéteca, uma sala com impressoras 3D, uma sala destinada a trabalhos de grupo e uma remodelada sala infantojuvenil.

A Bebéteca é destinada a bebés e crianças até aos 4 anos de idade e tem como objetivo primordial a sensibilização das crianças e adultos para a importância do contacto precoce com o livro, como meio de criar hábitos de leitura e de desenvolver laços de proximidade com a Biblioteca.

A sala infantojuvenil encontra-se agora apetrechada com consolas de jogos, tablets, computadores, Netflix e Disney+, e jogos de tabuleiro, além de livros e filmes de animação para todas as idades dos 0 aos 14 anos.

A BMA tem necessariamente em conta os princípios definidos no Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, bem como as diretrizes subjacentes à Rede Nacional de Leitura Pública promovida pelo Ministério da Cultura.

 

 

::::::::::

 

Horário

Segunda-feira e sábado: 14h00-18h00

Terça a sexta-feira: 10h00-13h00 | 14h00-18h00

 

 

Contactos

E-mail: biblioteca@cm-alcobaca.pt

Tel.: 262 580 880

 

 

Contactos

Newsletter