
A história de amor do Rei D. Pedro I de Portugal e de D. Inês de Castro constitui um dos episódios mais divulgados da História de Portugal no Mundo. História, teatro, poesia, publicações infantojuvenis, banda-desenhada, música, artes plásticas, são os subtemas deste acervo inesiano existente na biblioteca da Coleção Pereira de Sampaio, com exemplares desde o século XVII à atualidade, agora disponível para consulta para trabalhos de investigação na Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Condições de Acesso
O conjunto de livros globalmente designado por Fundo Documental Inesiano engloba um acervo com elevado valor patrimonial.
O fundo, compreende atualmente 411 livros, desde o séc. XVIII à atualidade:
- Iconografia Inesiana, desde pintura, desenho e gravura, do século XVIII à atualidade;
- Demais objetos e acervo relacionado com o tema, incluindo o relicário com cabelos de Inês, proveniente da Coleção Velho Cabral;
A consulta dos livros e de documentação, essencialmente destinada a trabalhos científicos e académicos, deverá ser solicitada à BMA e, posteriormente, levada a avaliação e aprovação do seu proprietário, verificando-se, caso a caso, a sua consulta nas instalações da BMA ou no espaço da Biblioteca do proprietário.
Acesso
Biblioteca Municipal de Alcobaça, sita na Rua Araújo Guimarães, 2460-025 Alcobaça, Sala de Leitura de Adultos, mesa nº1.
Todos os interessados devem mostrar o Cartão de Cidadão o técnico da sala, de forma a confirmar a autenticidade do requerente.
Qualquer dano feito durante a consulta das obras/objetos é responsabilidade do requisitante, que terá de ressarcir o Proprietário da Coleção no valor total da obra.