Site Autárquico de Alcobaça

Candidatura à rede das Cidades Criativas UNESCO

 Multimédia0

 

 

A Câmara Municipal de Alcobaça encontra-se a elaborar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no âmbito da Gastronomia, a qual será submetida em junho do corrente ano.

 

A candidatura irá evidenciar, através da gastronomia, o património e o potencial agroalimentares de Alcobaça, únicos a nível mundial. Centrada na cidadania e promovendo uma visão sustentável de cidade, esta candidatura pretende revelar, estimular e celebrar a criatividade na vida do concelho, expressa na investigação agrícola, na inovação industrial e na educação inclusiva, sem esquecer a originalidade dos produtos e iguarias confecionadas e consumidas na região. 

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, em Alcobaça tem vindo a afirmar-se um conjunto de atividades relacionadas com a investigação, a produção e transformação de produtos alimentares que se tornaram referência regional e nacional. Inspiradas na valorização dos produtos endógenos e na procura da integração da herança dos saberes e práticas da tradição popular, as instituições e empresas do concelho ligadas à gastronomia criaram um verdadeiro domínio criativo que por sua vez serviu de motor para um importante leque de produções artesanais e industriais auxiliares da mesa e da confeção e conservação dos produtos, que vão desde a olaria, a faiança e o vidro, passando pelo têxtil (tecelagem e estamparia), a cutelaria e o processamento conserveiro.” 

 

O dossier de candidatura está a ser concebido em parceria com o IPL – Instituto Politécnico de Leiria: os investigadores desta instituição de ensino superior contribuirão, com a sua dedicação, know-how e visão de longo prazo, para o sucesso desta ambiciosa candidatura e conquista por Alcobaça deste prestigioso título.

 

A força desta candidatura é diretamente proporcional ao grau de envolvimento da comunidade, dos empresários e das forças políticas. Acreditamos claramente que Alcobaça merece constar nesta distinta e exigente rede de cidades criativas da UNESCO quer pelo seu património ancestral, quer pelo seu potencial futuro. Esta candidatura pretende fortalecer os laços já existentes entre os vários agentes dos setores aqui referidos e promover novas parcerias, pelo que a participação da população é de extrema importância.

 

 

Documentos para Download

Contactos

Newsletter