Site Autárquico de Alcobaça

Museu Raul da Bernarda

O Museu Raul da Bernarda divide-se em duas exposições: “Os Trajes do Rancho do Alcoa, alusivos à louça de Alcobaça” e “Coleção de Cerâmica Raul da Bernarda”.

A exposição dos trajes do rancho do Alcoa marca a reabertura do Museu Raul da Bernarda, cujo espaço foi adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça e que desde 20 de agosto de 2010 está disponível ao público local e nacional. Composta por um espólio doado à autarquia pelos antigos membros da coletividade, a presente mostra retrata a memória histórica, etnográfica e artística de um passado marcante da vida social e cultural de Alcobaça. O Rancho do Alcoa, cuja primeira atuação remonta a 17 de agosto de 1939, espelhou a exaltação dos valores, costumes e tradições regionais durante cerca de vinte anos de incessante e profícua atividade.

Da coleção exposta, ganha relevo o conjunto de sete vestidos que o seu Grupo cénico levou à cena na peça “Por Alcobaça” (1947) nas quais era feito um retrato transversal da então vila. A exposição é uma boa oportunidade para conhecer a história alusiva ao rancho do Alcoa, em que o ritmo das suas danças, o seu vasto reportório e os seus trajes coloridos causam ainda hoje impacto.

A Raul da Bernarda e filhos Lda. é a fábrica de louça mais antiga de Alcobaça. Fundada em 1875 por José dos Reis, um artífice oriundo de Coimbra, esta pequena indústria viria a introduzir na vila a louça utilitária na tradição e gosto da produção coimbrã. Linha que vem a ser seguida ainda por Manuel Ferreira da Bernarda, seu proprietário a partir de 1900 e cuja direção assumiria até finais da década de 1920.

Já sob administração de seu filho, Raul da Bernarda, a fábrica adquire, a partir dos anos 1930, um novo e decisivo impulso criativo e artística muito dominada pelo dinamismo do seu empreendedor mas igualmente comportada pela equipa de excelentes pintores cerâmicos que viriam a marcar a arte decorativa regional e nacional com a expansão denominada louça artística de Alcobaça.

A coleção permanente patente no Museu Raul da Bernarda pretende deste modo registar e enaltecer um património com mais de 135 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente documentam a beleza, a importância e riqueza da industria cerâmica de Alcobaça.

 

 

 

VISITAS GUIADAS GRATUITAS

HORÁRIO DE VERÃO março a outubro
quarta a sexta: 10h - 13h / 14h - 17h
sábados, domingos e feriados: 14h - 18h

 

HORÁRIO DE INVERNO outubro a março
quarta a sexta: 10h - 13h / 14h - 17h
sábados, domingos e feriados: 14h - 17h

 

SERVIÇO EDUCATIVO
Visitas Guiadas Gratuitas - Por Marcação
Escolas e Grupos Organizados

 

MARCAÇÃO PRÉVIA
Tm: 925651638 / museus@cm-alcobaca.pt

 

 

 

Contactos

Newsletter