De 19 a 22 de março, a autarquia comemora o Dia Mundial da Árvore e da Água 2023 com a atividade DIAS+VERDES, trazendo ao coração de Alcobaça temáticas ambientais para a comunidade geral e para o público escolar. São dias para pensarmos no ambiente, na natureza, na água, nos animais, na reciclagem e para refletirmos sobre as nossas ações que podem condicionar o futuro do planeta.
Tudo começa no domingo, dia 19 de março, com uma Caminhada - Do Vale da Ribeira do Mogo ao Parque Verde - em parceria com a ADEPA. Este percurso interpretativo tem também como objetivo celebrar o Dia do Pai, juntando pais e filhos a acompanhar o curso de uma ribeira temporária, afluente do rio Alcoa, até ao Parque Verde.
Destaca-se a campanha de “Troca de Papel Velho por Plantas”, nos dias 21 e 22 de março, onde poderá trocar papel velho por plantas ornamentais e / ou plantas hortícolas, junto à Estufa Pequena do Parque Verde. Esta iniciativa, que é já uma tradição da autarquia, pretende difundir as boas práticas ambientais, a reciclagem, a importância de valorizar o ambiente e a floresta e os benefícios que dela advêm. A campanha também será alargada às Juntas de Freguesia aderentes, no dia 21 de março.
A Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra (Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho de Alcobaça), preparou também, para estes dias, um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar que pretendem sensibilizar os mais novos para a necessidade de mudar comportamentos em relação ao ambiente, ensinando valores como a sustentabilidade, a conservação da natureza e a proteção animal, aliadas à saúde e ao bem-estar.
::::::::::
PROGRAMA
19 MARÇO, 9h30
ECO CAMINHADA: Do Vale da Ribeira do Mogo ao Parque Verde
em parceria com a ADEPA
Este percurso interpretativo, que se realiza no domingo, 19 de março, tem também como objetivo celebrar o Dia do Pai, juntando pais e filhos, e acompanha o curso de uma ribeira temporária, afluente do rio Alcoa até ao Parque Verde.
“O vale da Ribeira do Mogo situa-se a 3 km e em paralelo com a Serra dos Candeeiros. Entre a Serra e o Planalto da Cruz da Légua, concretamente na chamada Depressão da Ataíja. Com uma cota média de 50 m, o Vale é constituído por uma morfologia tipicamente cársica. Trata-se de uma garganta profunda talhada na rocha por cursos de água cuja origem é, de uma forma geral, superficial e que, por dissolução dos calcários, margosos do Jurássico Superior, encaixaram progressivamente o Vale. Este modelado cársico confere ao vale a sua grandiosidade e marcou decisivamente a sua ocupação na Pré-História. A natureza calcária da rocha que forma esta área permitiu uma forte erosão cársica e fluvial. A erosão causada pelas águas superficiais tornou o vale fortemente encaixado e ondulado, sendo modelado pelo curso da Ribeira que se junta ao Rio Alcoa nas imediações do Poço Suão” (Mendonça, Carlos, 2001).
09h30- Ponto de encontro: Campo de futebol do Carvalhal de Aljubarrota
10h00 – Início da caminhada
12h00- Chegada ao Parque Verde e sessão de alongamentos
Público-alvo: Público em geral
Duração da caminhada - 2 horas
Inscrição, gratuita, obrigatória até 17 de março aqui
Transporte municipal gratuito
9h00 - Parque Verde (entrada junto ao Centro Escolar) até ao campo de futebol do Carvalhal de Aljubarrota,
12h30 - Parque Verde (entrada junto ao Centro Escolar) até ao campo de futebol do Carvalhal de Aljubarrota.
Oferta de Kit de participação.
::::
21 E 22 DE MARÇO
Campanha: TROCA DE PAPEL VELHO POR PLANTAS
» ESTUFA PEQUENA do Parque Verde e juntas de freguesia aderentes, no dia 21 de março
Horário: 10h00-18h00
Esta atividade de educação ambiental promove a troca de papel e/ou cartão por plantas, hortícolas ou árvores.
A campanha também será alargada às Juntas de Freguesia aderentes no dia 21 de março.
Confira a correspondência entre o peso do papel entregue e número de plantas a receber:
+2 kg = 2 plantas
+5 kg = 5 plantas*
+10 kg =10 plantas*
* no máximo 2 plantas ornamentais
::::
público escolar
ATIVIDADES EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 20 a 22 março
ESTUFA 1 - Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho de Alcobaça
20 E 21 MARÇO: AVENTURAS VERDES
22 MARÇO: MALETAS DA SUSTENTABILIDADE “ÁGUA PARA TODOS”
ESTUFA 2
20 MARÇO: AMIGOS DO PARQUE - Investigadora: Cláudia Norte [MARE/UC]
Palestra: As aves nidificantes como sentinelas das alterações climáticas.
21 MARÇO: DON PLASTICO [M.ª José Moreno, Imprensa da Universidade de Coimbra]
Sessão Multimédia de audiobook
22 MARÇO: ECO MOVES
Exibição da curta-metragem ambiental: Entre baldozas, de Nicolas Conte