Site Autárquico de Alcobaça

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E BOM DIA CERAMICA DE ALCOBAÇA 2021

Notícias

07 de maio 2021

O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM), pelo segundo ano consecutivo associando igualmente o evento do Bom Dia Cerâmica. O conjunto dos dois eventos terá lugar entre 15 e 22 de maio, envolvendo os museus municipais e agentes culturais do concelho de Alcobaça. Estes eventos englobam uma programação cultural eclética com novas ações disponibilizadas também nas plataformas e redes sociais do município e agentes parceiros.

 

O ICOM - International Council of Museums, estabeleceu como tema da presente edição do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Neste âmbito, o ICOM convida todos os museus e os seus profissionais bem como as comunidades locais para criar, imaginar e compartilhar novas práticas de (co-) criação de valor, novos modelos de negócios para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que se avizinham. O Município de Alcobaça celebra assim da melhor maneira o tema deste ano com a inauguração da conclusão da 1.ª fase de requalificação do Museu do Vinho de Alcobaça, através da abertura ao público dos edifícios intervencionados da Adega dos Balseiros e Armazém Novo-Destilaria que representa em si um acrescento de valor significativo no património museológico concelhio e nacional.

 

Sinalizando este dia especial, para além do já tradicional Dia Aberto nos Museus (entradas livres e gratuitas nos museus com visitas guiadas temáticas), terá como ponto alto o concerto “Tributo a Astor Piazzolla” de Mário Marques e Gonçalo Pescada, a ocorrer na Adega Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça e que marca o primeiro evento no espaço agora requalificado.

 

Quanto ao Bom Dia Cerâmica que se celebra entre 15 e 16 de maio, dado o atual contexto de pandemia do Covid-19, obriga a uma programação intercalada entre atividades presenciais e em formato online. É de referir que o evento promovido pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, decorre do conceito do “Buongiorno Ceramica!”, desenvolvido há 6 anos pela Associação Italiana de Cidades de Cerâmica, tendo como principal foco promover e potenciar as Artes da Cerâmica. A iniciativa foi alargada há quatro anos a outros países europeus e é divulgada em simultâneo com a organização italiana.

 

O Município irá dar o seu contributo através da disponibilização de um conjunto de conteúdos audiovisuais com vista à promoção da cerâmica local, onde ganha destaque a exposição temporária “Fantasia & Décor: estilo, forma e cor na cerâmica artística de Alcobaça” patente no Jardim do Amor e com uma componente audiovisual na Central da Confluência dos Rios, bem como duas iniciativas online: “Cerâmica de Autor de Alcobaça” (vídeo streaming) e Demonstrações de Cerâmica ao Vivo com ceramistas profissionais locais (presencial e em live-streaming) que irão ocorrer no sábado.

 

Como culminar destes dois eventos integrados numa programação conjunta, está a participação do Museu Raul da Bernarda no projeto transconcelhio “Museu na Aldeia” com a chegada da peça selecionada pelo museu à aldeia de Cabeças em Alvaiázere cujo acontecimento será sinalizado com uma performance artística e a respetiva instalação museológica no espaço da aldeia. O museu selecionou uma relevante peça de cerâmica contemporânea de autoria do artista português Alberto Cidraes que foi produzida no âmbito do Simpósio Internacional de Cerâmica de Alcobaça de 1987. Este evento será acompanhado nas redes sociais (página de Facebook do Museu) com posts de videostreaming e contará com várias intervenções públicas e convidados no dia 17 de maio.

 

O programa do Dia Internacional dos Museus estende-se até ao dia 22 de maio, com o lançamento literário de três obras de referência com a participação de vários autores alcobacenses: Enomemórias & Enoturismo: O Património Secular do Vinho. História, Tradição, Identidades (Ed. Alberto Guerreiro, António Maduro, Jorge Custódio e Eduardo Gonçalves); Anais Leirienses – estudos & documentos – 8. Hora de Ler [Coord. Científica. Saul Gomes); Heráldica do Liberalismo aos nossos dias, passando por Alcobaça de Fleming de Oliveira.

 

 

 

 

PROGRAMA

15 MAIO – 18 MAIO

 

 

DIA ABERTO NOS MUSEUS

 

Entrada Gratuita. Visita guiada temática

Museu do Vinho de Alcobaça | Central da Confluência dos Rios | Museu Raul da Bernarda

10h-13h | 14h – 17h

Presencial

 

 

FANTASIA & DÉCOR: ESTILO, FORMA E COR NA CERÂMICA ARTÍSTICA DE ALCOBAÇA

 

Exposição Temporária

Jardim do Amor e Galeria Multimédia da Central de Confluência dos Rios

Entrada livre

10h – 20h

Patente até 18 de julho

 
 

 

15 Maio

 

DEMONSTRAÇÃO DE CERÂMICA

 

“Cerâmica Contemporânea” por Liliana Sousa

“Cerâmica Tradicional” por João Coelho

“Técnica de Modelação e Olaria Contemporânea” por Nadine Gueniou

 

Jardim do Amor

10h00 – 12h00

Público presencial e transmissão online (assista no canal YouTube - Município de Alcobaça)

 

 

 

15 Maio

 

LANÇAMENTO DO VÍDEO “CERÂMICA DE AUTOR DE ALCOBAÇA”

 

Contributos de 9 ceramistas locais:

  • Luís Santos (Atelier “Cerâmicas Um Nome”)
  • Patrice Bongrand (Atelier “Japan’s Beauties)
  • Laura Mesquita (Atelier “Arte Zen”)
  • Carla Soares (Atelier “Cer Amar Te”)
  • José Luís Pereira
  • Jean Ferrari e Stella Ivanova
  • Liliana Sousa
  • Madalena Dioníso (Atelier “Borboletas”)

 

Transmissão online (assista no canal YouTube - Município de Alcobaça)

 

 

 

17 Maio

 

PROJETO MUSEU NA ALDEIA – SAMP/MUSEU RAUL DA BERNARDA/REDE CULTURA 2027

PROJETO MUSEU NA ALDEIA – SAMP/MUSEU RAUL DA BERNARDA/REDE CULTURA 2027

A peça de Cerâmica de Aberto Cidraes vai à aldeia de Cabeças de Alvaiázere

Videoposts no Facebook do Museu Raul da Bernarda

14h00 – 17h00

 

 

18 Maio

 

TRIBUTO A ASTOR PIAZZOLLA - Mário Marques e Gonçalo Pescada

Transmissão online a partir do Museu do Vinho de Alcobaça - Adega dos Balseiros

Assista no canal YouTube - Município de Alcobaça

21h30

 

 

22 maio

LANÇAMENTO LITERÁRIO

Enomemórias & Enoturismo: O Património Secular do Vinho. História, Tradição, Identidades (Ed. Alberto Guerreiro, António Maduro, Jorge Custódio e Eduardo Gonçalves) Ed. ISMAI

 Anais Leirienses – estudos & documentos – 8. Hora de Ler [Coord. Científica . Saul Gomes) . Ed. Hora de Ler.

 Heráldica do Liberalismo aos nossos dias, passando por Alcobaça de Fleming de Oliveira. Ed. hora de Ler

Museu do Vinho de Alcobaça - Adega dos Balseiros

16h00

Contactos

Newsletter