Site Autárquico de Alcobaça

Proteção Civil 2020

26/02/2020

s pequenas e grandes cidades, bem como as restantes localidades e lugares de todo o mundo, têm desafios comuns - em especial - os trazidos pela rápida urbanização e pelas mudanças climáticas que hoje são o quotidiano sentido e registado pela sociedade.

Nas metas definidas pelas Nações Unidas até 2050, mais de dois terços da população mundial viverá em cidades, o que gerará uma demanda crescente por moradias acessíveis, sistemas de transporte bem conectados e outras infraestruturas e serviços, além da procura de empregos.

Os habitantes e as estruturas locais de base estão na primeira linha para lidar com o impacto de catástrofes - variando de eventos de pequena e média escala a eventos menos frequentes em larga escala - que surgem de perigos naturais ou provocados pelo homem.

As alterações climáticas e eventos climáticos extremos são susceptíveis de aumentar a exposição das populações, património e meio ambiente a perigos e riscos, sem descurar os acidentes de origem antropológica.

Sendo a primeira linha de atuação e apoio durante as catástrofes, as populações locais são confrontados com responsabilidades abrangentes que exigem certas capacidades para lidar com tais catástrofes, sendo, provavelmente, os primeiros a antecipar, gerir e reduzir o risco das catástrofes.

Isto é conseguido através da criação de sistemas de alerta precoce e estabelecimento de estruturas organizacionais específicas de gestão de catástrofes/crises, bem como, da informação e formação rececionada e recebida pelas populações, pois é importante considerar os elementos de risco para entender como as catástrofes se desenrolam.

Os riscos são uma função do perigo (por exemplo: terramoto, inundação, incêndio, tempestades), da exposição de pessoas e bens a perigos, e as condições de vulnerabilidade da população ou ativos expostos.

Estes fatores não são estáticos e podem ser melhorados, dependendo da capacidade institucional e individual para lidar com e/ou agir para reduzir o risco e aumentar a resiliência.

Os padrões de desenvolvimento podem aumentar a exposição e a vulnerabilidade nos sistemas sociais e ambientais e, portanto, criar novos riscos, pelo que, a preparação, mitigação resiliência de uma população e suas estruturas básicas, torna-se um imperativo real e actual.

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Alcobaça, à semelhança dos anos transatos, apresenta deste modo a campanha de 2020 sob o lema: TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL.

Contactos

Newsletter