Site Autárquico de Alcobaça

Carlos Bica

11/11/2019

Durante os meses de novembro e dezembro, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro terá dois motivos para uma grande celebração uma vez que se assinalam os 75 anos da sua edificação original e 15 anos da sua recuperação e reabertura.

No âmbito desta dupla celebração, o Cine-Teatro apresenta o conceituado músico de jazz português Carlos Bica, num concerto acompanhado de André Santos (guitarra elétrica) e João Mortágua (saxofones alto e soprano), a realizar no próximo dia 29 de novembro, pelas 21h30.

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projeção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu. Entre os vários projetos musicais que lidera e para além das suas colaborações com teatro, cinema e dança, o trio AZUL, com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor.

Para este projeto, Carlos Bica convidou o guitarrista André Santos e o saxofonista João Mortágua, dois dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, para em palco partilharem as suas canções.

Quando se fala da música de Carlos Bica, a crítica costuma salientar a forma como nela se interpenetram referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz, às músicas improvisadas.

“A música de Carlos Bica é excitante, é moderna e contagiante. Bica é um ouvinte atento ao mundo exterior - daí a sua modernidade - e um escritor de canções inato. Nas suas composições encontramos fragmentos de coisas que apenas o nosso subconsciente reconhece, mas expostas de forma tal que elas nos surgem absolutamente naturais e óbvias. Nada que tenha a ver com alguma forma de pastiche ou resultado de copy/ paste; antes uma forma evidente de contar histórias feitas de pedaços de quotidiano que de uma forma estranha reconhecemos.”
Leonel Santos, All Jazz



::::::::::::::



COMEMORAÇÕES DOS 75 ANOS DA INAUGURAÇÃO E DOS 15 ANOS DA REABERTURA DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA JOÃO D’OLIVA MONTEIRO

Inauguração a 18 de dezembro de 1944
Reabertura a 12 de novembro de 2004

 

::::::::::::::



CARLOS BICA, ANDRÉ SANTOS E JOÃO MORTÁGUA
Contrabaixo: Carlos Bica
Guitarra elétrica: André Santos
Saxofones alto e soprano: João Mortágua


29 de novembro
21h30
10€ s/ descontos
M/6
75’
Bilheteira Online - https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/82895-carlos_bica-cine_teatro_de_alcobaca/

 

Contactos

Newsletter