Site Autárquico de Alcobaça

Dia Internacional dos Museus / Bom Dia Cerâmica

10/05/2019

O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM), tendo a particularidade deste ano coincidir com o evento Bom Dia Cerâmica, que terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa. A iniciativa comemora a cerâmica como testemunho da criação humana, de valor e de emprego. Todas as atividades são gratuitas.

O objetivo do Dia Internacional dos Museus (DIM) é conscientizar sobre o feito de que os museus são um importante meio para o intercâmbio cultural, o enriquecimento das culturas, assim como para o desenvolvimento da compreensão mútua, da cooperação e da paz entre povos.

Desde 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) organiza esta celebração única, promovendo eventos e atividades especiais em todo o mundo. O tema escolhido para o Dia Internacional dos Museus 2019 é “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições” reportando o papel dos museus numa sociedade em constante mudança. Os museus estão hoje a reinventarem-se para serem mais interativos, flexíveis, adaptáveis e móveis, concentrando-se na audiência e orientando-se nas suas comunidades.

Para além dos dias abertos nos museus municipais, o programa inicia com atividades os mais pequenos com oficinas pedagógicas no Museu do Vinho de Alcobaça (Vamos Criar Uma Garrafa Divertida) e Biblioteca Municipal de Alcobaça (Museu Portátil: Cria o Teu Próprio Museu) a decorrer respetivamente nos dias 17 e 18 de maio.

Associado ao Bom Dia Cerâmica ocorre a inauguração do mural dedicado a Virgínia Vitorino numa organização conjunta do Museu de Cerâmica de Alcobaça, União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria, ADEPA, CEERIA e Paula Tereso.

O programa encerra com um percurso interpretativo ao território orientado pelo Mosteiro de Alcobaça e pelo Município de Alcobaça, dedicado aos 840 anos da Fundação da Nacionalidade envolvendo uma visita que preencherá todo o dia de domingo e que se inicia na Sala dos Reis do Mosteiro de Alcobaça, prolongando-se pelo Campo de Batalha de São Jorge, Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, sítio da Nazaré (Santuário e Forte de São Miguel), terminando ao fim da tarde no Mosteiro de Coz. Este percurso interpretativo conta com a parceria institucional do Município da Nazaré, Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Confraria de N. S. de Nazaré e da Direção Regional da Cultura do Centro/Museu Joaquim Manso.

 

 

 

PROGRAMA

 

17 Maio | Atividade Educativa: Vamos Criar Uma Garrafa Divertida.

Museu do Vinho de Alcobaça - Visita Guiada e Oficina Pedagógica [2.º Ciclo]

Nesta oficina as crianças vão aprender a criar uma garrafa colorida, muito divertida! O museu possui uma das maiores coleções de garrafas de vinho do país onde saltam à vista os rótulos de todos os tamanhos, formas e cores? O desafio é aprenderem a história fantástica desta coleção e porem mãos à obra na criação de um rótulo imaginado para uma garrafa que ficará para sempre só deles.

Horário: 10h00 – 12h00

Marcação Prévia: 1 turma – 5.º ano

Gratuito

 

 

17 Maio | Arte Urbana de Cerâmica - Mural de Virgínia Vitorino (atividade também realizada no âmbito do Bom Dia Cerâmica 2019)

Rua 16 de Outubro

Apresentação do Mural em Azulejo alusivo a Virgínia Vitorino, no âmbito da Ruas de Cerâmica, uma iniciativa do Museu da Cerâmica de Alcobaça, União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria e CEERIA, ADEPA e Paula Teresa, inspirado no poema "Os cravos" de Virgínia Victorino. Evento inserido nas Comemorações Virgínia Victorino - na Cena do Tempo. Apoio dos Amigos das Letras de Alcobaça.

Horário: 18h00

Gratuito.                                                                                                      


 

 

18 Maio | Atividade Educativa: Museu Portátil. Cria o teu próprio Museu.

Biblioteca Municipal de Alcobaça - Oficina Pedagógica [famílias/crianças do 1.º ciclo]

Portátil e com um formato invulgar, dentro de uma mala, este Museu viaja por todo o lado e dá a conhecer as suas exposições, histórias e objetos. Assim que abrimos a mala, o Museu está oficialmente aberto ao público! Uma atividade que inclui conhecer, a coleção do “Brinquedo Português”. E como sabemos nada mais é estimulante para o cérebro das crianças, do que o brincar, e brincar em família trazendo o museu à cidade, seria um objetivo cumprido.

Horário: 15h30 (duração: 45 minutos).

Marcação Prévia: biblioteca.inscricoes@cm-alcobaca.pt

Gratuito

 

18  Maio | DIA ABERTO NO(s) MUSEU(s)

 

Visitas à Exposição Permanente - Museu do Vinho de Alcobaça

Visitas guiadas ao maior, ao mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção. Inclui prova de vinhos no final da visita.

Horário: 10h00-11h00-12h00 e 14h00-15h00-16h00-17h00

 

Exposição Temporária - Da Vinha ao Vinho

Exposição temporária com trabalhos da autoria do reputado fotógrafo português Nanã Sousa Dias ilustrando a paisagem rural da vitivinicultura de um dos concelhos históricos e mais emblemáticos da produção de vinho do nosso país: Torres Vedras.

Horário: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00

Gratuito.

 

 

 

Visitas à Exposição Permanente - Central da Confluência dos Rios

Exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da eletricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.

Horário: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00

 

Exposição Temporária - Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural 

Instalação fotográfica multimédia dedicada ao trabalho de Domingos Alvão e António de Azevedo (Casa Alvão) em Alcobaça, desenvolvido entre a década de 20 e 30 (século XX), aqui totalmente dedicada ao seu olhar sobre a paisagem rural do concelho de Alcobaça

Horário: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00

Gratuito.

 

 

 

Visitas à Exposição Permanente - Museu Raul da Bernarda (atividade também realizada no âmbito do Bom Dia Cerâmica 2019)

Visita à exposição permanente da coleção da antiga Fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.

Horário: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00

Gratuito        

                                                                                              

 

19 de Maio | Percurso Interpretativo - 840 anos da Fundação da Nacionalidade (atividade também realizada no âmbito do Bom Dia Cerâmica 2019)

Orientação: Isabel Costeira (DGPC/Mosteiro de Alcobaça] e Alberto Guerreiro [CMA]

Participação: Júlio Almeida (CNSN), Mário Bulhões (CM Nazaré) e Doris Santos (MJM)

Percurso (autocarro): Manhã: 9h00 – 12H00 Mosteiro de Alcobaça (Sala dos Reis) -11h00 CIBA - Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota (Museu, Filme e Campo de Batalha) / Tarde: 14h30 Santuário N.S. da Nazaré (Santuário, Exposição Temporária e Museu) – 17h00 Sítio da Nazaré (e Forte S. Miguel) – 18H00 Mosteiro de Coz.

Partindo do propósito da efeméride dos “840 Anos da Independência de Portugal”, o Mosteiro de Alcobaça e o Município de Alcobaça, em parceria com o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, a Câmara da Nazaré, o Museu Joaquim Manso e a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré propõem um Percurso Interpretativo das marcas patrimoniais que assinalam os momentos cruciais da nacionalidade, sempre sob invocação e proteção de Santa Maria.

Horário: 9h00 – 19h00.

Marcação Prévia (limitado a 24 pessoas): visitas@malcobaca.dgpc.pt / 968497832

Gratuito

Contactos

Newsletter