Site Autárquico de Alcobaça

exposição :: CUTELARIA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA ARTE DA INOVAÇÃO DO AÇO

Museu do Vinho de Alcobaça

De 16 de novembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023

Trata-se de uma exposição temática, itinerante, dedicada ao percurso histórico e inovativo da indústria da cutelaria produzida na região Oeste: Santa Catarina (Caldas da Rainha) e Benedita (Alcobaça). Partindo da memória precursora desta indústria que se impõe hoje pela sua dimensão económica e social, a exposição documenta e incorpora a expressão exímia de um setor que se forja na perseverança e inovação empresarial.
Do legado das oficinas de navalheiros à mestria das indústrias cuteleiras, potenciadas há sessenta anos, o cluster Santa Catarina-Benedita é presentemente sinónimo de sucesso e de contemporaneidade. Contemplando um enquadramento histórico e cronológico, é dado enfoque ao percurso implemen-tado pelas oito fábricas integrantes da Associação de Cutelarias de Santa Catarina e Benedita, que tem contado com o apoio da AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste.
Desde 2018, a AIRO representa este cluster que se distingue pela qualidade de um produto, mas cuja ponte de conhecimento entre a tradição e modernidade se torna fundamental na constituição de valor económico para a região, além de identitário.
 
 

_____

 

 

 
CUTELARIAS DE SANTA CATARINA E BENEDITA
 

Após várias décadas de anseios do setor, surgem, no ano de 2018, as Cutelarias de Sta. Catarina e Benedita. Como marca registada conjunta, este grupo de empresas tem como objetivo preservar a memória cutileira dos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha.

As freguesias de Sta. Catarina e da Benedita foram o berço de centenas de cutileiros que, durante décadas e gerações, desenvolveram a sua arte e permitiram o crescimento de diversas empresas.

Hoje assumido como o principal cluster de cutelaria de Portugal e um dos cinco com maior relevância a nível mundial as cutelarias de St4. Catarina e Benedita lideram o setor em tecnologia e inovação.

A AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, em conjunto com o Município de Alcobaça, o Município de Caldas da Rainha e as freguesias de Sta. Catarina e Benedita, assume a coordenação da associação de Cutelarias criada em 2018, procurando preservar a memória de um território, os seus cutileiros e estimular o crescimento do cluster.

 

_____

 

FÁBRICAS

CIOL • CUREL • ICEL • IVO • JERO • LOMBO DO FERREIRO • NICUL

 

AGRADECIMENTOS

António Real (Investigação), Adriano Bandeira (CIOL), Vasco Matias (Curel), Carolina Jorge, Patrícia Jorge e Isabel Garcias (ICEL), Rafael Ivo (IVO), Adriana Neto, Luísa Jorge e Samuel Serrazina (JERO), Carlos Norte e Filipa Norte (Lombo do Ferreiro), Maria José Ramalho e João Ramalho (Nicul), Mário Pereira (AIRO)

 
 
Curadoria: Alberto Guerreiro
Organização: Cutelarias de S. Catarina e Benedita, AIRO, Câmara Municipal de Alcobaça e Câmara Municipal de Caldas da Rainha

Público Geral | Entrada Livre

 

_____

 

16 NOV A 26 FEV
CUTELARIA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA ARTE DA INOVAÇÃO DO AÇO
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA - ADEGA DOS BALSEIROS
10h00-12h00 | 14h00-17h00
 

Contactos

Newsletter