Site Autárquico de Alcobaça

Exposição: MUSEU NA ALDEIA: CABEÇAS VAI AO MUSEU RAUL DA BERNARDA

Museu Raul da Bernarda

De 20 de abril de 2022 a 10 de julho de 2022

20 de abril a 10 de julho
 
MUSEU NA ALDEIA: CABEÇAS VAI AO MUSEU RAUL DA BERNARDA
Exposição temporária
Museu Raul da Bernarda
 
A Aldeia de Cabeças (Alvaiázere) foi a mais recente comunidade a realizar a inauguração da sua própria exposição no âmbito do projeto Museu na Aldeia, desenvolvido pela Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP, Leiria), inserido na programação da Rede Cultura 2027.
A obra de co-criação desenvolvida pela comunidade de Cabeças, em conjunto com profissionais do Museu envolvido e a equipa artística SAMP, teve como inspiração a obra “Cabeça Cruzada II”, de Alberto Cidraes, peça museológica cedida temporariamente pelo Município de Alcobaça através do Museu Raul da Bernarda, para ficar em exposição na Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria (Alvaiázere). Foi acompanhada de uma réplica, impressa em 3D pelo FabLab de Porto de Mós.
A obra coletiva “Cabeças Imaginárias” é composta por dezenas de peças modeladas em barro pelos participantes, ligadas entre si por um fio, que se posiciona enquanto elemento simbólico de união entre elas. O tema escolhido pela comunidade pretende prestar homenagem às pessoas e personagens da aldeia, sejam elas reais ou fruto da criatividade e imaginação coletiva e individual. A concretização desta obra contou, ainda, com o apoio do CENCAL (Alcobaça), no processo de transformação cerâmica e cozedura do barro.
O projeto Museu na Aldeia é co-financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.
 
 
Público geral | Entrada Livre
Quarta a sexta-feira: 10h às 13h e 14h às 17h | Sábado e domingo: 14h às 18h
Fechado segunda e terça-feira
 
 
19 de abril
15h00
Museu Raul da Bernarda
 
Inauguração da Exposição
MUSEU NA ALDEIA:
CABEÇAS VAI AO MUSEU RAUL DA BERNARDA
 
e Apresentação Performativa
“ALDEIA VAI AO MUSEU” DA COMUNIDADE DE CABEÇAS
 
Através de uma apresentação perfomativa “A Aldeia vai ao Museu”, a aldeia de Cabeças, de Alvaiázere, vai inugurar a sua própria exposição, no Museu Raul da Bernarda (Alcobaça). A obra que ficará exposta, de co-criação desenvolvida pela comunidade de Cabeças, em conjunto com profissionais do Museu Raul da Bernarda e a equipa artística SAMP, teve como inspiração a obra “Cabeça Cruzada II”, de Alberto Cidraes. Esta peça museológica, cedida temporariamente pelo Município de Alcobaça, para ficar em exposição na Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria (Alvaiázere), foi acompanhada de uma réplica, impressa em 3D pelo FabLab de Porto de Mós. A exposição estará patente de 20 de abril a 10 de julho.

 

Contactos

Newsletter