Site Autárquico de Alcobaça

oficina :: Tira[Teimas] “TERAPIA DA FALA: QUANDO EXISTEM DIFICULDADES NOS SONS DA FALA…”

22 de outubro de 2020

2ª Oficina – 22 outubro | 18h30

Plataforma zoom (link a disponibilizar posteriormente)

Título: “TERAPIA DA FALA: QUANDO EXISTEM DIFICULDADES NOS SONS DA FALA…”

Sinopse: A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados pelos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios, mandíbula e dentes). Nas crianças os sons não são adquiridos todos ao mesmo tempo. No caso de existir alguma alteração articulatória, a inteligibilidade do discurso vai estar comprometida, uma vez que será mais difícil que as pessoas a percebam, pela falta de clareza do mesmo. Todas as dificuldades da produção dos sons interferem no rendimento escolar ou na comunicação. A avaliação é uma das principais ferramentas do Terapeuta da Fala, pois é a chave para uma intervenção, que deve ser feita, assim que detetada. O trabalho multidisciplinar (família e profissionais que lidem com a criança) são fundamentais para que o sucesso seja mais eficaz.

“O principal objetivo do Terapeuta da Fala é facilitar ao máximo a possibilidade de uma Comunicação Funcional.”

Objetivos: Capacitar o público em geral para a identificação precoce de dificuldades articulatórias; a necessidade de avaliação e possível intervenção em Terapia da Fala; implementar estratégias de atuação.

Público-alvo: Pessoal docente e não docente, encarregados de educação, outros agentes educativos.

Duração: 60-90 minutos

Local: Plataforma Online Zoom / Inscrição obrigatória

Modalidade: Online

Oradora: Ariana Soares

Entidade Responsável: Município de Alcobaça (Ação Social – CAJ – Centro de Atendimento a Jovens)

Temática: Saúde e Bem-Estar

 

Nota Biográfica:

Ariana Raquel Abrunhosa Soares é licenciada em Terapia da Fala e mestre em Motricidade Oro-Facial e Deglutição. Faz acompanhamento pedagógico / escolar de crianças e jovens com dificuldades de fala (articulação verbal e gaguez), motricidade oro-facial, deglutição, linguagem, comunicação, leitura e escrita. Participou num trabalho de investigação intitulado: “Atividade elétrica da musculatura supra-hióideia durante a deglutição antes e depois do uso de Kinesio Tape.” Foi orientadora de estágio curricular, de uma aluna do 3º ano, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, em crianças do ensino pré-escolar e escolar assim como domicílios.

Ariana Soares tem dedicado a sua vida ao apoio, intervenção e aplicação de projetos e atividades muito direcionados para crianças e jovens com dificuldades nas áreas acima referidas.

 

 

Inscrições: centro.atendimento.jovens@gmail.com

 

_____________________

 

Tira[Teimas]

Sinopse: As oficinas Tira[teimas], assumem-se como um conjunto de sessões de funcionamento regular, temáticas e estruturadas, para diferentes públicos. Cada sessão tem um/a convidado/a e um tema especifico. Funciona através da plataforma online Zoom. Pretende-se Re [descobrir], re [ativar] e re [conhecer] estratégias de envolvimento da comunidade, colocando a informação ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos, sempre numa perspetiva de empowerment e de ajuda, esclarecendo a comunidade em temáticas tão diversas como o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo, concretização de objetivos/sonhos, etc.

Objetivos: Clarificar conceitos; possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta; desmistificar crenças; Debater estratégias de intervenção; Reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais.

Publico Alvo: Público em geral.

Duração: 60 a 90 minutos

Calendarização: Todo o ano letivo (1 vez por mês – setembro a junho – 10 sessões)

Modalidade: Online, com obrigatoriedade de inscrição

Entidade Responsável: Município de Alcobaça (Ação Social – CAJ – Centro de Atendimento a Jovens)

Contactos

Newsletter